Outros nomes: Antígeno da giardia lamblia em aspirado duodenal, Giardia lamblia, Antígeno no aspirado duodenal, Pesquisa de antígeno de G. lamblia em aspirado duodenal, Pesquisa de antígeno de Giardia lamblia, Antígeno de Giardia lamblia no aspirado duodenal
- Este exame só é realizado em materiais enviados.
- O material deve ser entregue no Fleury em frasco sem conservante em até 2 horas após a coleta, se em temperatura ambiente, ou até 24 horas, se mantido refrigerado (2 a 8 ºC).
- O Fleury não recebe amostras em conservante, até mesmo em formol, álcool comum e álcool-éter.
- Enviar à seção, refrigerado, O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL.
ATENÇÃO:
CONGELAR a -20 ºC os materiais recebidos:
- 2ª a 6ª após 18 horas
- sábado após 17 horas
- domingos
- feriados
- véspera de feriados
- Ensaio imunoenzimático (ELISA) para detecção do antígeno da Giardia lamblia.
- Não reagente.
- A Giardia lamblia é o protozoário mais prevalente nas infecções parasitárias do trato digestório, podendo causar diarréia crônica e má absorção. Sua prevalência em adultos é estimada em 4-7%, mas a literatura descreve porcentuais mais altos em crianças e homossexuais. Contudo, a grande variabilidade na concentração dos parasitas nas fezes dificulta muito o achado no exame microscópico. Por essa razão, a detecção do antígeno no material fecal ou no fluido duodenal por Elisa e IFA veio auxiliar o diagnóstico dessa parasitose. O teste é extremamente sensível (96%) e específico (97%), além de possuir alto valor preditivo positivo (95%). Ademais, não foram descritas reações cruzadas (falso-positivas) com outros parasitas. Por outro lado, resultados falso-negativos podem ocorrer em fezes colocadas em formol ou na presença de níveis de antígeno abaixo do limite de detecção do teste. Nesta última situação, recomenda-se que as pessoas com suspeita de infecção por Giardia lamblia façam exames seriados.