Glicose, urina

Outros nomes:
DIABETES, GLICOSURIA
GLICO CETONURIA
GLICOSE URINARIA
GLICOSURIA
GLICOSURIA QUANTITATIVA
URINA GLICO-CETONURIA
URINA, GLICOSE NA
GLICOSE NA URINA

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 1 dia útil (incluindo sábados) às 18h

Orientações necessárias

I - Material - O exame pode ser realizado em amostra isolada de urina, em urina de 12 horas ou urina de 24 horas. II - Amostra de 24 ou 12 horas - O cliente deve retirar, no Fleury, os frascos adequados para a coleta do material e a folha de instruções. É obrigatório a apresentação do pedido médico na retirada dos frascos. - O material precisa ser entregue em até 3 horas ápos a coleta, se mantido em temperatura ambiente, ou 24 horas, se refrigerado. III - Amostra isolada - O material pode ser colhido no Fleury ou entregue até três horas após a coleta. IV - Preparo - Para mulheres, o ideal é não fazer o exame no período da menstruação.

Processamento e adequação da amostra

a) URINA DE 24 HORAS OU 12 HORAS: - Medir o volume de urina - Aliquotar no mínimo 5 mL em tubo cônico plástico descartável de tampa amarela - Anotar o volume total no terminal, impresso ou caderno e na ficha do cliente - Anotar horário do início e término da coleta - Enviar o frasco à seção, em condições de refrigeração b) URINA AMOSTRA ISOLADA: - Enviar a urina aliquotada, no mínimo 5 mL em tubo cônico plástico descartável de tampa amarela à seção, em condições de refrigeração. ATENÇÃO - Unidades fora de São Paulo: Acidificar a aliquota de urina, com ácido acético 8N, até atingir o pH de 3 a 4. PROCESSAMENTO DA AMOSTRA NOS PLANTÕES DE DOMINGO E FERIADOS: a) URINA DE 24 HORAS OU 12 HORAS: - Medir o volume de urina - Aliquotar no mínimo 5 mL em tubo cônico plástico descartável - Acidificar a aliquota de urina, com ácido acético 8N, até atingir o pH de 3 a 4 - Anotar o volume total no terminal, impresso ou caderno e na ficha do cliente - Anotar horário do início e término da coleta - Enviar o frasco à seção, em condições de refrigeração b) URINA AMOSTRA ISOLADA: - Aliquotar no mínimo 5 mL em tubo cônico plástico descartável. - Acidificar a aliquota de urina, com ácido acético 8N, até atingir o pH de 3 a 4. - Enviar o frasco à seção, em condições de refrigeração. Estabilidade da amostra Temperatura ambiente: 3 horas; Refrigerada (2-8 ºC): 24 horas; Refrigerada (2-8 ºC) com conservante (ácido acético 8N em pH 3 a 4): 48 horas Congelada (-20 ºC): não aceitável. - Volumes de urina inferiores a 500 mL ou superiores a 5000 mL devem ser informados à área técnica via manifestação.

Método

- Hexoquinase, automatizado.

Valor de referência

- Negativo.

Interpretação e comentários

- Glicemias superiores a 180 mg/dL geralmente já estão associadas com glicosúria. Os diabéticos podem apresentar um limiar renal para a excreção de glicose muito variável. Já em crianças com menos de um ano e em gestantes, existe a possibilidade de a glicosúria ser decorrente de diminuição do limiar renal, chamada de glicosúria de causa renal, e não estar relacionada com o diabetes.

Dias de Medicamento

IMPORTANTE: Anotar medicamento(s) do (s)último(s): 7 dias(s).

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822