Outros nomes: BHCG fração livre, Subunidade beta da gonadotrofina coriônica livre
- Aguardar 30 minutos;
- Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18 °C;
- Não aliquotar;
- Enviar à seção, refrigerado juntamente com o questionário
Estabilidade da amostra:
Temperatura ambiente: 1 dia;
Refrigerada (2-8ºC): 6 dias;
Congelada (-20ºC): 4 meses.
- Ensaio imunofluorimétrico.
- Valores em ng/dL:
Semanas de gestação............Mediana...........Amplitude (95%)
9 semanas............... ...............89,5..................31,9 - 188
10 semanas:....... ............... .... 52,1..................23,1 - 145
11 semanas:...... .................. 45,2...................15,3 - 117
12 semanas:....... .................. 38,0...................14,5 - 115
13 semanas:....... .................. 33,4...................13,2 - 92
- As dosagens de beta-HCG livre, PAPP-A e PLGF têm utilidade para avaliar o risco de alterações genéticas (ex.: síndrome de Down), hipertensão na gestação e baixo peso fetal no primeiro trimestre de gestação, mas apenas quando realizadas em conjunto. Em tais casos, os valores devem ser analisados juntamente com os resultados de translucência nucal e os demais dados da ultrassonografia morfológica do primeiro trimestre para a determinação do risco, que é calculado por meio de um software específico.
Este exame faz parte do Rastreamento Bioquímico do 1º Trimestre, idealmente composto por dosagem no sangue de fração livre do hormônio-gonadotrofina coriônica (BHCGFREE), proteína A plasmática associada à gravidez (PAPP-A) e fator de crescimento placentário (PLGF).
Este exame deve ser associado a ultrassonografia morfológica do 1º trimestre.
Este exame é realizado somente no 1º TRIMESTRE (de 10 a 13 semanas e 6 dias) de gestação de feto único ou gemelar, até 2 fetos (não é realizado em gestação de trigêmeos ou mais).
- O cálculo dos riscos de síndromes genéticas e pré-eclâmpsia será feito somente se os exames de ultrassonografia morfológica e de rastreamento bioquímico forem realizados no Fleury (não será realizado o cálculo de riscos com exames de outros laboratórios).
- No dia do exame é necessário preencher o Questionário de Rastreamento Bioquímico do Primeiro Trimestre de Gestação com dados pessoais (peso, tabagismo, diabetes, fertilização assistida).
- No dia da ultrassonografia, é aferida a pressão arterial (PA) nos dois braços, duas vezes. Caso a ultrassonografia tenha sido realizada anteriormente, medir a pressão arterial antes da coleta de sangue.
Observações:
- Para que os cálculos do Rastreamento Bioquímico fiquem prontos no dia da ultrassonografia, os exames de sangue precisam ter sido colhidos pelo menos 3 dias úteis antes. Se não desejar o laudo do Rastreamento Bioquímico no dia da ultrassonografia, os exames de sangue e ultrassonografia podem ser feitos todos no mesmo dia (e os cálculos ficarão prontos em data posterior).
- Se não tiver realizado os exames anteriores no Fleury é aconselhável levar os resultados anteriores.