Gordura, pesquisa, fezes

Outros nomes:
COLORACAO DAS GORDURAS FECAIS
COLORACAO DE GORDURAS NEUTRAS NAS FEZES
GORDURA FECAL, AVALIACAO QUALITATIVA DA
GORDURA NAS FEZES, AVALIACAO SEMIQUANTITATIVA DE
GORDURA NAS FEZES, PESQUISA DE
GORDURA NEUTRA NAS FEZES, PESQUISA DE
GOTICULAS DE GORDURA NEUTRA NAS FEZES, PESQUISA DE
PESQUISA DE GORDURAS NAS FEZES
SUDAN III GORDURA NEUTRA NAS FEZES, PESQUISA DE
SUDAN III NAS FEZES, TESTE DE
SUDAN III, TESTE DE

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 1 dia útil (incluindo sábados) às 18h

Orientações necessárias

- O cliente deve colher as fezes sem uso de laxante e/ ou supositório e colocar o material em frasco sem conservante. - O material deve ser entregue no máximo em até 3 horas, se mantido em temperatura ambiente, e em até 12 horas, se refrigerado (2 a 8 ºC). - A amostra não pode ser contaminada com urina nem deve ser colhida do vaso sanitário. - O cliente não deve usar pomadas na região anal nas 24 horas que antecedem a coleta das fezes. - No caso de crianças que usam fralda, recomenda-se colher as amostras por meio de saquinhos do tipo "coletores de urina" para impedir a absorção da gordura fecal pela fralda. O material pode ser entregue no próprio saquinho coletor. - Em caso de o cliente ter utilizado contraste radiológico por via oral, bismuto ou laxante à base de fibras, a coleta de fezes deve ser realizada com um intervalo de 72 horas do uso dessas substâncias.

Processamento e adequação da amostra

- Peso mínimo = 5 g; - Enviar o material congelado, o mais rápido possível para a seção; Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: 3 horas; Refrigerada (2-8 ºC): 12 horas; Congelada (-20 ºC): 72 horas.

Método

- Avaliação semiquantitativa da gordura após coloração por Sudan III.

Valor de referência

Quantidade de gotículas de gorduras neutras: Normal Quantidade de ácidos graxos e sabões: Normal

Interpretação e comentários

- Trata-se de um teste de triagem útil como método auxiliar para o diagnóstico das esteatorreias. - O aumento da gordura fecal está comumente associado à insuficiência pancreática exócrina e com doenças do intestino delgado. - A pesquisa de gorduras fecais é positiva em afecções que provocam deficiência da digestão e/ou absorção das gorduras, como doenças pancreáticas crônicas, doença celíaca e infestações parasitárias. - Convém lembrar que um exame útil para a investigação da má absorção de gordura por insuficiência pancreática é a dosagem de elastase nas fezes.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822