Haloperidol, soro

Outros nomes:

Haloperidol, pesquisa e dosagem no sangue

Haldol®

Haldol Decanoato®

Orientações necessárias

- O cliente deve estar com a dosagem estável da medicação há pelo menos dois dias, mantendo o horário regular de tomada do medicamento. - Caso o medicamento seja usado apenas uma vez ao dia, a coleta deve ser feita de 12 a 24 horas após a tomada. - Caso o medicamento seja usado duas ou mais vezes ao dia, a coleta deve ser feita dentro do período de uma hora antes da hora habitual. - Em caso de suspeita de intoxicação, pode ser colhida a qualquer momento (anotar o horário da tomada). - É necessário trazer documento de identidade (RG).

Processamento e adequação da amostra

- Receber a amostra em embalagem REF e mantê-la nesta condição até a manipulação. - Aguardar 30 minutos; - Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18 ºC; - Aliquotar 1 mL de soro em frasco plástico apropriado do Laboratório Nichols ou em tubo seco de alíquota padrão (vacuette); - Refrigerar a 2-8 ºC.

Método

- Cromatografia líquida acoplada a espectrometria de massas em tandem.

Valor de referência

- Nível terapêutico: 5 a 15 ng/mL. - Nível tóxico: igual ou superior a 50 ng/mL

Interpretação e comentários

- O exame é útil no acompanhamento de indivíduos que venham recebendo o neuroléptico haloperidol, que é uma butirofenona utilizada no tratamento de distúrbios psicóticos, como a esquizofrenia, e também no controle dos tiques, característicos da síndrome de Tourette. O mecanismo de ação não é bem conhecido, mas se considera que pelo menos parte do efeito do medicamento se deva à sua habilidade de bloquear os receptores de dopamina no sistema nervoso central.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 10x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.