HE4, sangue

Outros nomes:
ÍNDICE ROMA
ÍNDICE DE RISCO DE NEOPLASIA EPITELIAL DE OVÁRIO

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 3 dias úteis (incluindo sábados) às 18h

Orientações necessárias

- Este exame não necessita de preparo.

Processamento e adequação da amostra

- Aguardar 30 minutos; - Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18 ºC; - Não aliquotar; - Soro (volume ideal: 1,0 mL; volume mínimo: 0,5 mL); - Envia à seção refrigerado - Rejeitar soros inativados ou contendo azida sódica. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: 24 horas; Refrigerada (2-8 ºC): 4 dias; Congelada (-20 ºC): 3 meses.

Método

- Quimioluminescência com micropartículas (CMIA).

Valor de referência

- Até 150 pmol/L.

Interpretação e comentários

O HE4 (de Human Epididymis protein 4) é uma glicoproteína que é super-expressa em tumores ovarianos da linhagem epitelial (exceto mucinoso). A sua dosagem pode ser utilizada na avaliação do risco deste tipo de neoplasia em mulheres que tenham diagnóstico de massa anexial por exame de imagem e que deverão ser submetidas à intervenção cirúrgica. Neste caso, recomenda-se a dosagem conjunta com o CA125 e a partir destas informações, utiliza-se um algoritmo para determinar o índice ROMA (Risk for Ovarian Malignancy Algorithm), que auxilia na estratificação de risco de câncer de ovário, conforme discriminado abaixo: Estratificação em grupos de baixo e alto risco de câncer de ovário (índice ROMA) Pré-menopausa ROMA valor > 7.4% = Alto risco de câncer epitelial de ovário ROMA valor < 7.4% = Baixo risco de câncer epitelial de ovário Pós-menopausa ROMA valor > 25.3% = Alto risco de câncer epitelial de ovário ROMA valor < 25.3% = Baixo risco de câncer epitelial de ovário As dosagens de HE4 e CA125, também são úteis no acompanhamento de pacientes com diagnóstico prévio de tumor epitelial do ovário e pode ser utilizado como um indicador de recidiva. Esse teste não deve ser usado para monitorar pacientes com câncer de ovário mucinoso ou de linhagem geminativa. Valores elevados de HE4 também podem ocorrer em neoplasias não-ovarianas (pulmão, pâncreas, mama, etc.) e em doenças benignas, tais como endometriose. Nível de HE4 dentro do intervalo de referência não afasta a possibilidade de câncer e resultados elevados não são indicativos absolutos de neoplasia maligna. Este exame não deve ser utilizado no rastreamento populacional de tumor de ovário. Os resultados deste ensaio devem ser avaliados em conjunto com os demais dados clínicos, laboratoriais e de imagem.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822