Herpes Vírus 1 e 2, Anticorpos IgG e IgM, líquor

Outros nomes:
IGG E IGM PARA HERPES VÍRUS 1 E 2 NO LÍQUOR
HERPES SIMPLEX I/II, ANTICORPOS IGG E IGM NO LCR, QUANTITATIVO

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 5 dias úteis (sem contar o sábado) às 18h

Orientações necessárias

I - Material - Este exame é realizado em liquor colhido no Fleury ou enviado. II - Para coletas no Fleury - A detecção de anticorpos contra o herpes-vírus 1 e 2 complementa o exame de liquor, sendo necessário o agendamento prévio de um exame de liquor completo. - Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um adulto responsável. III - Para materiais enviados - As amostras devem ser entregues refrigeradas até 72 horas após a coleta, com, no mínimo, 1,0 mL de liquor.

Processamento e adequação da amostra

- Enviar imediatamente o material à seção, refrigerado. - Plantão: colocá-lo na geladeira se não tiver ninguém para recebê-lo. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: 8 horas; Refrigerada (2-8 ºC): 7 dias; Congelada (-20 ºC): 3 meses.

Método

- Imunoenzimático para anticorpos da classe IgG. - Imunofluorescência indireta para anticorpos da classe IgM.

Valor de referência

Anticorpos da classe IgG: - Não reagente: inferior a 0,9 - Indeterminado: de 0,9 a 1,1 - Reagente: superior a 1,1 Anticorpos da classe IgM: - Não reagente

Interpretação e comentários

- O teste é útil para o diagnóstico da infecção herpética, que pode ser causada tanto pelo herpesvírus tipo 1 (HSV-1) como pelo herpesvírus tipo 2 (HSV-2), incluindo a pesquisa específica de anticorpos da classe IgG dirigidos contra o HSV-1 e contra o HSV-2. O exame também investiga anticorpos IgM contra o HSV, porém sem fazer distinção entre os tipos de vírus, devido à extensa reatividade cruzada entre eles. - Os resultados devem ser analisados como um todo, ou seja, características gerais do líquido cefalorraquidiano (LCR) e achados da tomografia e da ressonância devem ser bem valorizados. O quadro clínico do indivíduo igualmente é muito importante. O fato é que a positividade da reação pode refletir apenas o estado imunológico do paciente, que, assim, apresenta anticorpos séricos que apenas passaram para o LCR. Por essa razão, o tempo de instalação dos sinais clínicos também precisa ser levado em consideração. - O ideal é fazer concomitantemente as determinações de anticorpos e albumina no soro e no liquor para estabelecer a origem dos anticorpos achados no liquor.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822