Outros nomes: IgG e IgM para herpes vírus I e II no líquor, Anticorpos IgG e IgM no LCR quantitativo herpes simplex I/II
I - Material
- Este exame é realizado em liquor colhido no Fleury ou enviado.
II - Para coletas no Fleury
- A detecção de anticorpos contra o herpes-vírus 1 e 2 complementa o exame de liquor, sendo necessário o agendamento prévio de um exame de liquor completo.
- Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um adulto responsável.
III - Para materiais enviados
- As amostras devem ser entregues refrigeradas até 72 horas após a coleta, com, no mínimo, 1,0 mL de liquor.
- Enviar imediatamente o material à seção, refrigerado.
- Plantão: colocá-lo na geladeira se não tiver ninguém para recebê-lo.
Estabilidade da amostra:
Temperatura ambiente: 8 horas;
Refrigerada (2-8 ºC): 7 dias;
Congelada (-20 ºC): 3 meses.
- Imunoenzimático para anticorpos da classe IgG.
- Imunofluorescência indireta para anticorpos da classe IgM.
Anticorpos da classe IgG:
NÃO REAGENTE : inferior a 20,0 U/mL
INDETERMINADO: de 20,0 a 30,0 U/mL
REAGENTE : superior a 30,0 U/mL
Anticorpos da classe IgM:
- Não reagent
- O teste é útil para o diagnóstico da infecção herpética, que pode ser causada tanto pelo herpesvírus tipo 1 (HSV-1) como pelo herpesvírus tipo 2 (HSV-2), incluindo a pesquisa específica de anticorpos da classe IgG dirigidos contra o HSV-1 e contra o HSV-2. O exame também investiga anticorpos IgM contra o HSV, porém sem fazer distinção entre os tipos de vírus, devido à extensa reatividade cruzada entre eles.
- Os resultados devem ser analisados como um todo, ou seja, características gerais do líquido cefalorraquidiano (LCR) e achados da tomografia e da ressonância devem ser bem valorizados. O quadro clínico do indivíduo igualmente é muito importante. O fato é que a positividade da reação pode refletir apenas o estado imunológico do paciente, que, assim, apresenta anticorpos séricos que apenas passaram para o LCR. Por essa razão, o tempo de instalação dos sinais clínicos também precisa ser levado em consideração.
- O ideal é fazer concomitantemente as determinações de anticorpos e albumina no soro e no liquor para estabelecer a origem dos anticorpos achados no liquor.