HGH, após estimulo com Clonidina, soro

Outros nomes:
ATENSINA, DOS DE GH POS ESTIMULO COM
CLONIDINA, DOS DE GH POS ESTIMULO COM
CRESCIMENTO, DEFICIT DE, DOS GH POS CLONIDINA
CRESCIMENTO, HORMONIO POS ESTIMULO C/CLONIDINA
ESTIMULO C/CLONIDINA P/DOSAR HGH, TESTE DE
GH, DEFICIT DE, DOS GH POS CLONIDINA
GH, POS ESTIMULO COM CLONIDINA
HIPOFISE, GH POS ESTIMULO COM CLONIDINA
HGH, APÓS ESTIMULO COM CLONIDINA
TESTE DE ESTÍMULO DE GH COM CLONIDINA

Jejum

De 2 a 5 anos de idade jejum mínimo necessário de 6 horas

Agendamento

Precisa Agendar

Prazo de Entrega

Em até 3 dias úteis (incluindo sábados) às 18h

Orientações necessárias

I - Informações sobre o exame - O exame compreende dosagens seriadas de hormônio de crescimento (basal e após estímulo com clonidina). - A duração-padrão do teste é de 2 horas ou de acordo com a solicitação médica. - Exames de imagem devem ser agendados em outro dia ou antes da prova. - Se estiver em uso de GH exógeno, sugerimos a suspensão por 48 horas. II - Critérios de realização "O exame não pode ser realizado se o paciente estiver em uso da medicação Metilfenidato (Ritalina®, Concerta®) ou Lisdexanfetamina (Venvanse®). É necessário suspensão dessas medicações por 72 horas, com a autorização do médico responsável para que o exame seja realizado." - Este exame é realizado somente com solicitação médica e a partir de 2 anos de idade e peso acima de 10 kg e idade máxima de 18 anos. NAO realizamos em clientes com idade superior a 18 anos de idade. - É necessário estar acompanhado para a realização deste exame e deverão vir acompanhados de um responsável legal. - O cliente não deve usar laxantes na véspera do exame. - O cliente não deve marcar compromissos inadiáveis após a prova, pois o medicamento utilizado pode causar sonolência. - Crianças precisam permanecer em repouso depois do exame, não devendo ir à escola nem praticar natação ou outros esportes no restante do dia. - Adultos não podem dirigir nem realizar atividades que exijam maior concentração ou coordenação motora ao longo do dia. III - Contra-indicações - O exame é contra-indicado para clientes com hipersensibilidade conhecida à clonidina, portadores de bradiarritmia grave por doença do nó sinusal, bloqueio atrioventricular de segundo e terceiro graus e indivíduos com bradicardia com freqüência inferior a 50 batimentos por minuto. O exame é contra-indicado em pacientes asmáticos na vigência de bronco espasmo.

Processamento e adequação da amostra

- Aguardar 30 minutos (É muito importante nesta prova a retração do coágulo, porque é comum a formação de fibrinas); - Centrifugar a 2200 por 10 minutos a 18 ºC; - Não aliquotar; - Enviar os tubos à seção, em temperatura ambiente; - Volume: 0,8 mL para cada amostra; - Interferentes: Presença de EDTA ou Citrato na amostra, fibrinas. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: 24 horas; Refrigerada (2-8 ºC): 3 dias; Congelada (-20 ºC): 6 meses.

Método

- Ensaio imunométrico quimioluminescente.

Valor de referência

Valor normal do GH em pacientes pediátricos pós-clonidina: acima de 3,3 microg/L.

Interpretação e comentários

- Os testes para a avaliação da capacidade secretória de GH em crianças com baixa estatura e velocidade de crescimento diminuída são comumente solicitados. Em geral, a medida isolada de GH não é útil. Por outro lado, há inúmeros exames para avaliar a reserva secretória de GH, cada qual com sua particularidade relacionada com custo, maior ou menor eficácia de estímulo e efeitos colaterais. Algumas crianças normais podem não responder a um desses testes, razão pela qual se preconiza a verificação de ausência de resposta em dois exames distintos para que a suspeita de deficiência de GH seja valorizada. Além disso, a possibilidade de dosar o fator de crescimento símile à insulina tipo I (IGF-I ou somatomedina C) e a proteína ligadora de IGF-I tipo 3 (IGFBP-3) pode complementar a avaliação diagnóstica. - A clonidina promove a liberação de GH por meio da estimulação de receptores alfaadrenérgicos. Essa resposta não tem relação com níveis séricos de glicose ou com estresse. Por se tratar de medicação hipotensora, existe a possibilidade de a clonidina provocar, como conseqüência da hipotensão, sonolência durante o teste, o que pode se prolongar pelo restante do dia. Assim, esforços físicos e intelectuais devem ser evitados no dia da prova.

Jejum

Acima de 6 anos de idade jejum mínimo necessário de 8 horas

Dias de Medicamento

IMPORTANTE: Anotar medicamento(s) do (s)último(s): 30 dias(s).

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822