HGH, após estímulo com exercício e L-Dopa, soro

Outros nomes:

CRESCIMENTO, DEFICIT DE, GH POS L-DOPA E EXERCICIO

CRESCIMENTO, HORM, POS ESTIM C/EXERCICIO E L-DOPA

DEFICIT DE GH, POS L-DOPA E EXERCICIO

ESTIMULO C/EXERC E L-DOPA P/DOSAR GH

EXERCICIO E L-DOPA, DOSAR GH POS ESTIMULO C/

GH POS ESTIMULO C/ L-DOPA E EXERCICIO

L-DOPA E EXERCICIO, DOSAR GH POS ESTIMULO C/

PROVA EST C/ EXERC E LDOPA P/ DOSAR HORM CRESCIM

Orientações necessárias

I Informações sobre o exame O exame compreende dosagens seriadas de hormônio de crescimento (basal e após estímulo com Ldopa e exercício em esteira ergométrica). A duraçãopadrão do teste é de 3 horas ou de acordo com a solicitação médica. Se estiver em uso de GH exógeno, sugerimos a suspensão por 48 horas. II Critérios de realização Se o paciente estiver em uso da medicação GH recombinante (Genotropin®, Criscy, Biomatrop, Eutropin, Genotropin, Hormotrop, Norditropin Nordiflex, Norditropin Nordilet, Omnitrope, Saizen). É necessário suspensão dessa medicação por 72 horas, com a autorização do médico responsável para que o exame seja realizado. Este exame é realizado somente com solicitação médica e com peso máximo 80kg Exame realizado apenas em crianças de 8 a 14 anos 11 meses e 30 dias. É necessário estar acompanhado de um responsável legal. Menores de 12 anos devem realizar o exame preferencialmente até as 8 horas da manhã, para que não fiquem muito tempo em jejum. O cliente não deve usar laxantes na véspera do exame. É necessário usar ou levar roupa leve, apropriada para a prática de exercício, e tênis. O cliente não deve marcar compromissos inadiáveis após a prova, pois o medicamento utilizado pode causar náuseas. É necessário informar os nomes dos medicamentos utilizados nos últimos 30 dias. A criança deve vir calçando tênis, pois o exame compreende caminhada em esteira ergométrica.

Processamento e adequação da amostra

- Aguardar 30 minutos (É muito importante a retração do coágulo, porque é comum a formação de fibrinas); - Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18 ºC; - Não aliquotar; - Enviar os tubos à seção, em temperatura ambiente; - Volume: 0,8 mL de soro para cada amostra. Interferentes : Presença de EDTA ou Citrato na amostra, fibrinas. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: 24 horas; Refrigerada (2-8 ºC): 3 dias; Congelada (-20 ºC): 6 meses.

Método

- Ensaio imunométrico quimioluminescente.

Valor de referência

Sexo masculino: 0,02 - 0,97 µg/L Sexo feminino: 0,02 -3,61 µg/L

Interpretação e comentários

- O teste de exercício utiliza um estímulo fisiológico, de baixo custo, e dispensa a administração de qualquer droga. No entanto, tem baixo poder preditivo, uma vez que cerca de um terço das crianças pré-púberes normais não apresenta resposta do GH com atividade física. O exame, contudo, é contra-indicado na presença de cardiopatia ou de outras condições que impeçam a realização de exercício físico. - Já a L-dopa estimula a secreção de hormônio de crescimento por meio de receptores dopaminérgicos hipotalâmicos, ou seja, via estímulo de liberação de hormônio liberador de hormônio de crescimento (GHRH). - O teste de exercício seguido da ingesta de L-dopa pode potencializar o estímulo para a secreção de GH.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 10x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.