Manual de exames

Hibridação in situ por fluorescência para os genes, MYC, BCL2 e BCL6, linfonodo

Outros nomes: FISH EM LINFOMA, CÉLULAS B, LINFOMA DE CÉLULAS B, POR FISH, FISH EM BLOCO DE PARAFINA, LINFOMA, Pesquisa de alteração no gene MYC em bloco de parafina por FISH em linfoma, Pesquisa de alteração no gene bcl2 em bloco de parafina, em linfoma, por FISH, Pesquisa de alteração no gene bcl6 em linfoma, em bloco de parafina por FISH, Pesquisa de alteração por FISH para linfoma em material emblocado em parafina

Este exame não precisa ser agendado

Orientações necessárias

Este exame é realizado mediante o diagnóstico confirmado de linfoma.

Para saber sobre estes exames e como realizar, acesse:
https://www.fleurygenomica.com.br/

Processamento e adequação da amostra

Encaminhar a amostra juntamente com a solicitação médica e o questionário preenchido pelo cliente à Anatomia Patológica.

Método

Hibridação "in situ" por fluorescência em fragmento de linfonodo ou outros tecidos, exceto osso e medula óssea, incluído em parafina. A escolha da sonda ou conjunto de sondas a ser usado em cada caso será baseada na interpretação dos dados da história clínica, análise morfológica, imunoistoquímica e imunofenotípica e conforme a solicitação médica nos casos já recebidos com o diagnóstico de linfoma.
Trata-se de reação onde se usa sonda molecular (sequência de DNA) marcada com fluorocromo, a qual se liga ao DNA alvo complementar.

Para cada sonda são analisadas 200 intérfases por dois ou mais analistas.

Valor de referência

MYC: positivo se >23% rearranjo
negativo se <13% rearranjo

BCL2: positivo se >14% rearranjo
negativo se <9% rearranjo

BCL6: positivo se >24% rearranjo
negativo se <15% rearranjo

Interpretação e comentários

FISH para linfoma permite detectar anormalidades genéticas mais frequentes É um método rápido, muito útil na discriminação dos diferentes subtipos de linfoma. Há diversas alterações cromossômicas descritas em linfomas. As alterações pesquisadas são os rearranjos que envolvem os genes MYC, BCL2 e BCL6. Essas pesquisas são de elevada importância por contribuir na resolução do diagnóstico diferencial dos pacientes com linfoma, bem como para a avaliação prognóstica e orientação terapêutica.

Convênio e cobertura

Consulte nossa página de Convênios para mais informações

Particular e valores

Não tem convênio? Fale com a gente e consulte as condições especiais de pagamento particular.

Faça em casa

Agora, você pode fazer exames de sangue, urina e fezes em casa, no trabalho ou onde preferir. Consulte as regiões de cobertura