Outros nomes: HISTEROSSALPINGOSSONOGRAFIA, HISTEROSSONOSSALPINGOGRAFIA
I - Informações sobre o exame
- A histerossonografia investiga alterações na cavidade endometrial, como a presença de pólipos, e não é realizada no Fleury para a avaliação das tubas uterinas.
- O exame consiste em uma ultrassonografia que exige a introdução prévia de soro fisiológico no útero por meio de um cateter para permitir a visualização do interior do órgão.
- Em qualquer unidade do Fleury, o resultado desta ultrassonografia pode ser entregue em até 30 minutos.
II - Critérios de realização
- Este exame é realizado somente com solicitação médica.
- Este exame tem de ser realizado fora do período menstrual, entre o 5º e o 11º dia do ciclo.
- A histerossonografia pode ser feita na vigência de sangramento não-menstrual para a investigação das causas desse quadro, se o médico solicitante assim desejar.
- O exame é contraindicado para gestantes e mulheres com suspeita de gravidez.
- A cliente deve apresentar resultados anteriores, se houver.
III - Preparo
- Para seu maior conforto, a cliente pode utilizar Buscopan® ou medicamentos similares antes da histerossonografia, uma que vez esses fármacos não interferem no resultado da avaliação. Convém ressaltar que o uso de qualquer medicamento tem de contar com a orientação e o consentimento, escrito ou verbal, do médico que solicitou o exame.
- Há necessidade de cateterização do orifício externo uterino e da introdução de soro fisiológico para a distensão da cavidade uterina, através de sonda endovaginal;
- Utilizam-se ondas de ultrassom, para a formação de imagens bidimensionais, e efeito Doppler, para a execução de medidas de fluxos vasculares e mapeamento colorido.
- O estudo está indicado para a avaliação de sangramentos transvaginais, para a detecção de pólipos e de miomas submucosos e para a análise da cavidade uterina.
- O exame serve para a pesquisa de alterações da cavidade endometrial, como a presença de pólipos, não sendo realizado no Fleury para a avaliação das tubas uterinas.
- Útero, cavidade endometrial e ovários.