Histerossonografia

Outros nomes:
HISTEROSSALPINGOSSONOGRAFIA
HISTEROSSONOSSALPINGOGRAFIA

Agendamento

Precisa Agendar

Prazo de Entrega

Em até 3 dias úteis (sem contar o sábado) às 18h

Orientações necessárias

I - Informações sobre o exame - A histerossonografia investiga alterações na cavidade endometrial, como a presença de pólipos, e não é realizada no Fleury para a avaliação das tubas uterinas. - O exame consiste em uma ultrassonografia que exige a introdução prévia de soro fisiológico no útero por meio de um cateter para permitir a visualização do interior do órgão. - Em qualquer unidade do Fleury, o resultado desta ultrassonografia pode ser entregue em até 30 minutos. II - Critérios de realização - Este exame é realizado somente com solicitação médica. - Este exame tem de ser realizado fora do período menstrual, entre o 5º e o 11º dia do ciclo. - A histerossonografia pode ser feita na vigência de sangramento não-menstrual para a investigação das causas desse quadro, se o médico solicitante assim desejar. - O exame é contraindicado para gestantes e mulheres com suspeita de gravidez. - A cliente deve apresentar resultados anteriores, se houver. III - Preparo - Para seu maior conforto, a cliente pode utilizar Buscopan® ou medicamentos similares antes da histerossonografia, uma que vez esses fármacos não interferem no resultado da avaliação. Convém ressaltar que o uso de qualquer medicamento tem de contar com a orientação e o consentimento, escrito ou verbal, do médico que solicitou o exame.

Método

- Há necessidade de cateterização do orifício externo uterino e da introdução de soro fisiológico para a distensão da cavidade uterina, através de sonda endovaginal; - Utilizam-se ondas de ultrassom, para a formação de imagens bidimensionais, e efeito Doppler, para a execução de medidas de fluxos vasculares e mapeamento colorido.

Interpretação e comentários

- O estudo está indicado para a avaliação de sangramentos transvaginais, para a detecção de pólipos e de miomas submucosos e para a análise da cavidade uterina.

Principais indicações

- O exame serve para a pesquisa de alterações da cavidade endometrial, como a presença de pólipos, não sendo realizado no Fleury para a avaliação das tubas uterinas.

Regiões estudadas

- Útero, cavidade endometrial e ovários.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822