HLA para Coriorretinopatia, tipo Birdshot, Vários Materiais

Outros nomes:

HLA PARA CORIORRETINOPATIA TIPO BIRDSHOT

HLA PARA BIRDSHOT

GENOTIPAGEM DE HLA PARA CORIORRETINOPATIA TIPO BIRDSHOT

HLA-A29 PARA CORIORRETINOPATIA TIPO BIRDSHOT

Orientações necessárias

- Este exame não necessita de preparo e é realizado somente com solicitação médica. - Cliente com idade inferior a 16 anos, necessário estar acompanhado de um responsável adulto no dia do exame.

Processamento e adequação da amostra

- Não manipular o material e enviar refrigerada ao setor LARI-LARN. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente 7 dias; Refrigerada (2-8 ºC): 15 dias; Congelada (-20 ºC): não aceitável.

Método

- PCR-SSOp (Reação em cadeia da polimerase com sondas de oligonucleotídeos sequência-específicas)

Valor de referência

- Descritivo

Interpretação e comentários

A corio-retinopatia tipo Birdshot é uma forma peculiar de corio-retinite bilateral que tem uma distribuição topográfica salpicada ao longo da retina. Foi originalmente descrita em 1981. A prevalência é estimada em 40-100/100.000. Tem forte associação com o HLA-A29, especialmente como o alelo *2902 (presente em 95% dos pacientes). Há também uma intrigante associação com polimorfismo do gene ERAP2. Tem predomínio na etnia caucasoide e em indivíduos de meia idade. Tem evolução lenta e insidiosa, muitas vezes sendo diagnosticada quando já há acentuada perda visual irreversível. A associação com HLA e os densos infiltrados de linfócitos T sugerem uma etiolopatologia imunológica. A demonstração do HLA-A29 faz parte dos critérios para diagnóstico da doença.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 10x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.