HLA para Hipersensibilidade ao Abacavir, Vários Materiais

Outros nomes:

GENOTIPAGEM DE HLA B5701 PARA HIPERSENSIBILIDADE AO ABACAVIR

HLA B5701, GENOTIPAGEM POR PCR

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 15 dias corridos às 18h*

* Este prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, ligue para a nossa Central de Atendimento para confirmar o prazo na unidade de preferência.

Orientações necessárias

- Este exame não necessita de preparo e é realizado somente com solicitação médica. - Cliente com idade inferior a 16 anos, necessário estar acompanhado de um responsável adulto no dia do exame.

Processamento e adequação da amostra

- Não manusear; - Enviar ao setor LARI-LARN, refrigeradas e questionários. Setor LARI-LARN: - Enviar as amostras refrigeradas para Laboratório de Referência Nacional (IGEN - Instituto de Imunogenética) , com pedido de HLABALTA com a seguinte observação: "este exame não tem fins de transplante". Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: 24 horas; Refrigerada (2-8 ºC): 7 dias; Congelada (-20 ºC): não aceitável.

Método

- PCR-SBT (amplificação por PCR e tipificação por seqüenciamento).

Valor de referência

-Descritivo

Interpretação e comentários

O abacavir é um agente antiretroviral utilizado para o tratamento da AIDS. É um análogo de nucleosídeo e tem ação inibidora sobre a transcriptase reversa do HIV tipo 1. Cerca de 5% a 8% dos pacientes utilizando este medicamento apresentam uma reação de hipersensibilidade de base imunológica. Trata-se de um quadro febril com erupção maculo-papular e envolvimento de múltiplos órgãos, frequentemente com gravidade e mortalidade consideráveis. É mais comum em indivíduos de origem caucasoide e hispãnica, e menos comum em afro-descendentes. Existe associação entre a hipersensibilidade ao abacavir e a presença do alelo HLA-*B5701. Interessantemente, foi demonstrado que o abacavir liga-se com alta afinidade a este alelo e é capaz de estimular células T citotóxicas. A presença do alelo HLA*B5701 tem valor preditivo negativo de aproximadamente 100% e valor preditivo positivo de aproximadamente 50% para o desenvolvimento de hipersensibilidade ao abacavir. Cerca de 5% a 8% dos pacientes utilizando este medicamento apresentam uma reação de hipersensibilidade de base imunológica. Trata-se de um quadro com envolvimento de múltiplos órgãos, frequentemente com gravidade e mortalidade consideráveis. A presença do alelo HLA*B5701 tem valor preditivo negativo de aproximadamente 100% e valor preditivo positivo de aproximadamente 50% para o desenvolvimento de hipersensibilidade ao abacavir. A determinação do HLA*B5701 pode nos indicar quais pacientes podem e quais não devem receber esta medicação. Este é, portanto, um exemplo aplicado do conceito de Medicina Personalizada, ou Medicina de Precisão.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.