Holter, de 7 dias

Outros nomes:
MONITORIZAÇÃO AMBULATORIAL DO RITMO CARDÍACO
ELETROCARDIOGRAFIA DINÂMICA.

Agendamento

Precisa Agendar

Prazo de Entrega

Em até 10 dias corridos às 18h

Principais indicações

- Investigação de síncope; - Avaliação de arritmias; - Investigação de tonturas; - Avaliação pós-infarto do miocárdio; - Avaliação de uso de medicação; - Avaliação pós-cirurgia cardíaca ou pós-angioplastia; - Avaliação de isquemia A técnica de gravação por sete dias é útil para avaliação de sintomas secundários à arritmias e que não foram detectados no Holter de 24 horas. Tem indicação também em pacientes com história de acidente vascular cerebral, cuja causa pode ser uma arritmia, como a fibrilação atrial, não diagnosticada anteriormente.

Orientações necessárias

I - Critério de realização - O exame só é realizado em adultos e crianças maiores de 5 anos e, mesmo nestes casos, o Fleury faz uma avaliação técnica no dia marcado para a instalação do aparelho, para a confirmação definitiva da possibilidade de realizar o Holter, pois crianças com muito baixo peso, hiperatividade e outras condições especiais, podem impossibilitar a realização do exame. Atenção: - No exame em clientes pediátricos, a participação dos pais é imprescindível para a obtenção de uma qualidade adequada dos registros do eletrocardiograma, evitando que a criança manuseie o equipamento e acessórios, como apertar botões e tracionar fios, e que participe de atividades esportivas intensas ou mesmo coletivas durante a realização do exame. II - Interferentes - O Holter não pode ser realizado na presença de queimaduras na pele do tórax, especialmente as causadas por exposição ao sol, além de alergia importante a álcool, éter ou esparadrapo. III - Preparo - Não suspender os medicamentos em uso, exceto se o médico solicitante orientou a suspensão. - Caso utilize marca-passo, trazer cópia das informações do gerador do marca-passo (modelo, série, data de implantação e limiar agudo). - O cliente deve apresentar o pedido médico. É ideal apresentar resultados anteriores, se houver. - Nas 24 horas anteriores ao exame, a pele do tórax não pode receber cremes, pomadas, bronzeadores ou outras substâncias oleosas. - No dia do exame, recomenda-se que o cliente tome banho o mais próximo possível do horário da colocação do aparelho de Holter, uma vez que, durante a monitorização, não é possível fazer a higiene corporal completa. - Ao comparecer ao Fleury, o indivíduo deve estar usando um cinto que possua uma largura máxima de 3,3cm, pois esse acessório ajuda a prender o aparelho de Holter à sua cintura, e não vir com camisa ou blusa muito justa ou colada ao corpo, para evitar o risco dos eletrodos se soltarem durante a colocação ou retirada da blusa. - Após o exame, convém evitar a luz do sol na pele do tórax pelo período de uma semana. Em caso de necessidade absoluta de exposição solar, recomenda-se utilizar protetor solar com FPS superior a 30. Atenção: - É necessário retornar ao Fleury após sete dias de gravação, por volta do mesmo horário, para retirar o aparelho de Holter.

Método

- A eletrocardiografia ambulatorial dinâmica tem a finalidade de avaliar a atividade elétrica do coração pelo período de 7 dias consecutivos, armazenando o eletrocardiograma em um gravador especial, que o cliente transportará durante toda a realização do exame; - Os dados são obtidos pela colocação de alguns eletrodos sobre a pele do tórax, previamente preparada, que são conectados a cabos ou rabichos que, por sua vez, transmitem as informações que serão gravadas habitualmente em memória sólida (equipamentos que dispensam o uso de fita, sendo o sinal digital gravado diretamente em uma placa de memória); - Após o término da gravação, o médico especialista analisa os dados em computador dedicado para o fim.

Interpretação e comentários

O Holter de sete dias é um procedimento de monitorização eletrocardiográfica contínua com duração de 7 dias. São implantados 4 eletrodos na região torácica, semelhante ao que ocorre com o Holter padrão de 24 horas. O paciente na hora do preparo, é orientado quanto ao posicionamento destes eletrodos, que deverão ser trocados diariamente. O paciente pode e deve realizar as atividades de rotina diárias. O banho é autorizado normalmente (após a retirada dos eletrodos), seguido de reimplante dos mesmos para que a monitorização prossiga. É um exame indicado para esclarecimento diagnóstico quando existe a suspeita de que uma arritmia é a causa dos sintomas só que não pode ser detectada pelo Holter de 24 horas. Uma indicação importante desta técnica é a de pacientes com história de acidente vascular cerebral cuja causa é a fibrilação atrial paroxística, que não foi flagrada por outras técnicas de registro. Estudos recentes demonstram que o Holter de 7 dias é superior ao eletrocardiograma simples e ao Holter de 24 horas na detecção desta arritmia nesta condição clínica. Pode ser, portanto, de grande auxílio para neurologistas e cardiologistas.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822