Hormônio de Crescimento, após estímulo com TRH, soro

Outros nomes:
HORMÔNIO DE CRESCIMENTO, PÓS ESTÍMULO COM TRH, SORO

Jejum

Para todas as idades jejum mínimo necessário de 8 horas

Agendamento

Precisa Agendar

Prazo de Entrega

Em até 3 dias úteis (incluindo sábados) às 18h

Orientações necessárias

I - Informações sobre o exame - O exame compreende dosagens seriadas de hormônio de crescimento (basal e após estímulo com TRH). - A duração-padrão do teste é de 60 minutos ou de acordo com a solicitação médica. - Logo após a administração da medicação, algumas pessoas podem apresentar efeitos colaterais por alguns segundos, como urgência miccional, náusea, calor no rosto e no corpo, gosto estranho na boca, aperto no peito, sudorese e tontura. - O cliente deverá adquirir, por conta própria, e trazer ao Fleury no dia do exame, uma ampola do medicamento TRH sintético de 0,2 mg. - Este medicamento não é vendido em farmácias, deve ser adquirido em empresas especializadas em importação de medicamentos. - Por determinação da Agência de Vigilância Sanitária, estabelecida no Decreto n° 79094/77, o Fleury não dispõe do medicamento importado que é utilizado neste exame. Essa restrição abrange medicamentos importados que ainda não contam com o registro na ANVISA, que, por outro lado, permite a pessoas físicas realizarem importação desses produtos, desde que sejam destinados a uso próprio, mediante prescrição médica. Portanto, o cliente deve solicitar ao seu médico a orientação e a prescrição para compra do medicamento. II - Critérios de realização - Este exame é realizado somente com solicitação médica. - Clientes menores de 18 anos deverão vir acompanhados de um adulto responsável.

Processamento e adequação da amostra

- Aguardar 30 minutos (é muito importante nesta prova a retração do coágulo, porque é comum a formação de fibrinas); - Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18 ºC; - Não aliquotar; - Enviar os tubos à seção, em temperatura ambiente; - Volume: 0,8 mL para cada amostra. - Interferentes: Presença de EDTA ou Citrato na amostra, fibrinas. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: 24 horas; Refrigerada (2-8 ºC): 3 dias; Congelada (-20 ºC): 6 meses.

Método

- Ensaio imunométrico quimioluminescente.

Valor de referência

Sexo masculino: 0,02 - 0,97 µg/L Sexo feminino: 0,02 -3,61 µg/L

Interpretação e comentários

- Cerca de 50% dos indivíduos acromegálicos apresentam elevação significativa do GH sérico após a administração de TRH, na dose de 200 µg, por via endovenosa. Por ser um fator hipotalâmico liberador de hormônio tiroestimulante (TSH), o TRH não exerce estímulo para a liberação de GH pelo somatotrofo normal, porém estimula a célula neoplásica, levando o organismo a uma resposta paradoxal. No entanto, essa elevação, além de não ser sensível, não se mostra 100% específica, uma vez que existem relatos de resposta paradoxal de GH após TRH em diabéticos descontrolados, em portadores de insuficiência renal, na depressão endógena, no hipotiroidismo primário e em idosos. Assim, esta prova não é considerada critério diagnóstico na acromegalia, mas, sim, teste coadjuvante no acompanhamento da resposta ao tratamento, como um dos critérios de cura da doença (ausência de resposta em indivíduo previamente responsivo). - Durante a prova, podem ocorrer efeitos colaterais por alguns segundos, logo após a administração de TRH, o que costuma ser observado em 82% dos testes. Os sintomas relatados incluem urgência miccional (51%), náusea (47%), calor no rosto e no corpo (35%), vontade de evacuar (34%), gosto estranho na boca (22%), aperto no peito (13%), sudorese (6%), tontura (6%) e cefaléia (5%).

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822