Hormônio Tireoestimulante, após estímulo com TRH, soro

Outros nomes:
HIPERTIROIDISMO, TSH POS ESTIMULO C/TRH
HIPOFISE, TESTE DE RESERVA HIPOFISARIA
HIPOFISE, TSH POS ESTIMULO C/TRH
TESTE DE ESTIMULO COM TRH PARA DOSAGEM DE TSH
TRH, DOSAGEM DE TSH POS ESTIMULO C/TRH
TSH POS ESTIMULO C/TRH
HORMÔNIO TIREOESTIMULANTE, APÓS ESTÍMULO COM TRH

Jejum

Para todas as idades jejum mínimo necessário de 3 horas

Agendamento

Precisa Agendar

Prazo de Entrega

Em até 3 dias úteis (incluindo sábados) às 18h

Orientações necessárias

I - Informações sobre o exame - O exame compreende dosagens seriadas de hormônio tiroestimulante (basal e após estímulo com TRH). - A duração-padrão do teste é de 60 minutos ou de acordo com a solicitação médica. - Logo após a administração da medicação, algumas pessoas podem apresentar efeitos colaterais por alguns segundos, como urgência miccional, náusea, calor no rosto e no corpo, gosto estranho na boca, aperto no peito, sudorese e tontura. - O cliente deverá adquirir, por conta própria, e trazer ao Fleury no dia do exame, uma ampola do medicamento TRH® 0,2 mg. - Este medicamento não é vendido em farmácias, deve ser adquirido em empresas especializadas em importação de medicamentos. - Para obter informações sobre a compra de medicamentos importados o cliente deve pesquisar em sites de busca na internet. - Por determinação da Agência de Vigilância Sanitária, estabelecida no Decreto n° 79094/77, o Fleury não dispõe do medicamento importado que é utilizado neste exame. Essa restrição abrange medicamentos importados que ainda não contam com o registro na ANVISA, que, por outro lado, permite a pessoas físicas realizarem importação desses produtos, desde que sejam destinados a uso próprio, mediante prescrição médica. Se necessitar de qualquer esclarecimento sobre a compra da medicação importada, o Fleury dispõe de uma equipe de médicos e biomédicos que podem auxiliar na questão. - O uso de biotina e suplementos alimentares que contenham biotina devem ser suspensos 3 dias antes da coleta. II - Critérios de realização - Este exame é realizado somente com solicitação médica. - Clientes menores de 18 anos deverão vir acompanhados de um adulto responsável. - É necessário informar os nomes dos medicamentos em uso, especialmente hormônios tiroidianos, anticoncepcionais, antiarrítmicos e fórmulas.

Processamento e adequação da amostra

- Aguardar 30 minutos; - Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18ºC; - Não aliquotar; - Enviar à seção, em temperatura ambiente; - Volume: 0,5 mL de soro (ideal) - Mínimo: 0,4 mL. Estabilidade da amostra: Temperatura Ambiente: 3 dias Refrigerado: 15 dias Congelado: 6 meses

Método

Ensaio eletroquimioluminométrico

Interpretação e comentários

o Resposta normal: incremento mínimo de 5 mUI/L no valor basal ou aumento de cerca de dez vezes o valor basal nos tempos 15 e 30 minutos. o Resposta exacerbada entre 15 e 30 minutos: sugestiva de hipotiroidismo primário. o Resposta exacerbada e tardia, com pico por volta dos 60 minutos: condizente com hipotiroidismo terciário. o Falha na resposta: sugestiva de hipotiroidismo secundário ou supressão do eixo hipotálamo-hipofisário por excesso de hormônios tiroidianos endógenos ou exógenos. o A prova serve ainda para diferenciar resistência aos hormônios da tiroide e tumores hipofisários produtores de TSH. Por volta de 94-100% dos pacientes resistentes respondem ao estímulo, o que não ocorre em 61% dos portadores de tumores que produzem TSH. o Resposta inadequada: possível em idosos, em quadros depressivos, na acromegalia, na insuficiência renal crônica e diante do uso de glicocorticoides ou drogas dopaminérgicas. o O teste de estímulo com TRH tem utilidade na avaliação do eixo hipotálamo- -hipófise-tiroidiano, na suspeita de hipotiroidismo de origem central, ou seja, decorrente de tumores, cirurgia, radioterapia e outras causas de hipopituitarismo. Quando há lesão hipofisária, a resposta do TSH ao TRH é baixa. Na lesão hipotalâmica, observa-se resposta normal ou exagerada. Contudo, alguns indivíduos com doença hipofisária podem responder ao TRH.

Dias de Medicamento

IMPORTANTE: Anotar medicamento(s) do (s)último(s): 30 dias(s).

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822