Outros nomes: Anticorpos anti HTLV1 e 2 no líquor, Anticorpos no líquor leucemia cabeludas, Anticorpos anti HTLV1 no líquor, Anticorpos anti HTLV2 no líquor, Leucemia de células cabeludas HTLV1 e HTLV2 no líquor, Leucemia de células t HTLV1 e HTLV2 no líquor, Anticorpos anti HTLV1 líquor, Anticorpos no líquor HTLV1 e 2, HTLVI e II anticorpos líquor
I - Informações sobre o exame
- O exame se destina à investigação de quadros suspeitos de infecção pelos vírus HTLV-1 ou 2 em liquor, como na parapesia crural e na parapesia espástica tropical.
II - Material
- Esta análise é realizada em liquor colhido no Fleury ou enviado.
III - Para coletas no Fleury
- A detecção de anticorpos contra o HTLV complementa o exame de liquor, sendo necessário o agendamento prévio de um exame de liquor completo.
- Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um adulto responsável no dia da coleta.
IV - Para materiais enviados
- As amostras devem ser entregues refrigeradas, contendo, no mínimo, 1,0 mL de liquor.
- Enviar o material imediatamente à seção, refrigerado ou congelado.
- 1,0 mL é suficiente para esta reação.
- Plantão: colocar na geladeira do setor caso não haja alguém para receber a amostra.
Estabilidade da amostra:
Temperatura ambiente: 8 horas;
Refrigerada (2-8 ºC): 7 dias;
Congelada (-20 ºC): 3 meses.
- Ensaio imunoenzimático (ELISA IgG).
- Pesquisa indicriminadamente HTLV 1 e 2.
- Não reagente
- Não discrimina o HTLV1 do HTLV2.
- Os retrovírus HTLV-1 e 2 são parentes do HIV, porém causam doenças totalmente distintas. O HTLV-1 é associado à paraparesia espástica tropical (TSP), à leucemia de células T do adulto (ATL) e à uveíte. Já o HTLV-2 está relacionado com alguns casos de leucemia de células cabeludas (hairy cell leukemia).
- Esses agentes têm mecanismo de transmissão semelhante ao do HIV, mas a sorologia apenas raramente se resulta cruzada com o vírus da AIDS. A interpretação do resultado do teste também é semelhante à do HIV. Assim, o screening deve ser feito pelo método de Elisa e qualquer dúvida pode ser esclarecida por Western Blot.
- Devido à freqüência de anticorpos anti-HTLV-1 na população, convém efetuar essa pesquisa no liquor sempre que o indivíduo apresentar quadro de paraparesia crural.