HTLV1 e 2, Anticorpos, líquor

Outros nomes:
ANTICORPOS ANTI-HTLV1 E 2 NO LÍQUOR
CABELUDAS, LEUCEMIA, ANTICORPOS NO LIQUOR
HTLV1, ANTICORPOS ANTI, NO LIQUOR
HTLV2, ANTICORPOS ANTI, NO LIQUOR
LEUCEMIA DE CELULAS CABELUDAS, HTLV1 E HTLV2 NO LÍQUOR
LEUCEMIA DE CELULAS T, HTLV1 E HTLV2 NO LÍQUOR
LIQUOR, ANTICORPOS ANTI HTLV1
HTLV1 E 2, ANTICORPOS NO LÍQUOR
HTLVI E II, ANTICORPOS, LÍQUOR

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 3 dias úteis (sem contar o sábado) às 18h

Orientações necessárias

I - Informações sobre o exame - O exame se destina à investigação de quadros suspeitos de infecção pelos vírus HTLV-1 ou 2 em liquor, como na parapesia crural e na parapesia espástica tropical. II - Material - Esta análise é realizada em liquor colhido no Fleury ou enviado. III - Para coletas no Fleury - A detecção de anticorpos contra o HTLV complementa o exame de liquor, sendo necessário o agendamento prévio de um exame de liquor completo. - Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um adulto responsável no dia da coleta. IV - Para materiais enviados - As amostras devem ser entregues refrigeradas, contendo, no mínimo, 1,0 mL de liquor.

Processamento e adequação da amostra

- Enviar o material imediatamente à seção, refrigerado ou congelado. - 1,0 mL é suficiente para esta reação. - Plantão: colocar na geladeira do setor caso não haja alguém para receber a amostra. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: 8 horas; Refrigerada (2-8 ºC): 7 dias; Congelada (-20 ºC): 3 meses.

Método

- Ensaio imunoenzimático (ELISA IgG). - Pesquisa indicriminadamente HTLV 1 e 2.

Valor de referência

- Não reagente - Não discrimina o HTLV1 do HTLV2.

Interpretação e comentários

- Os retrovírus HTLV-1 e 2 são parentes do HIV, porém causam doenças totalmente distintas. O HTLV-1 é associado à paraparesia espástica tropical (TSP), à leucemia de células T do adulto (ATL) e à uveíte. Já o HTLV-2 está relacionado com alguns casos de leucemia de células cabeludas (hairy cell leukemia). - Esses agentes têm mecanismo de transmissão semelhante ao do HIV, mas a sorologia apenas raramente se resulta cruzada com o vírus da AIDS. A interpretação do resultado do teste também é semelhante à do HIV. Assim, o screening deve ser feito pelo método de Elisa e qualquer dúvida pode ser esclarecida por Western Blot. - Devido à freqüência de anticorpos anti-HTLV-1 na população, convém efetuar essa pesquisa no liquor sempre que o indivíduo apresentar quadro de paraparesia crural.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822