Imunoeletroforese, soro

Outros nomes:
ELETROFORESE DE IMUNOGLOBULINAS
GAMAPATIAS MONOCLONAIS, IMUNOELETROFORESE
IMUNOELETROFORESE DE PROTEÍNAS
LINFOPROLIFERATIVAS, DOENCAS, IMUNOELETROFORESE
MIELOMA, IMUNOELETROFORESE
WALDENSTRON,MACROGLOBULINEMIA, IMUNOELETROFORESE
BANDAS OLIGOCLONAIS NO SANGUE
IMUNOFIXACAO DE PROTEINAS SERICAS
PESQUISA CADEIAS LEVES NO SORO
PESQUISA DE PARAPROTEÍNAS NO SANGUE
ELETROFORESE COM IMUNOFIXAÇÃO DAS IMUNOGLOBULINAS IGA, IGG, IGM, KAPPA E LAMBDA

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 3 dias úteis (incluindo sábados) às 18h

Orientações necessárias

- A coleta preferencialmente deve ser feita pela manhã.

Processamento e adequação da amostra

- Aguardar 30 minutos; - Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18 °C; - Não aliquotar; - Enviar à seção, em temperatura ambiente; - Volume mínimo: 1,0 mL. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: 8 horas; Refrigerada (2-8 ºC): 7 dias; Congelada (-20 ºC): 1 mês.

Método

- Separação eletroforética das proteínas em gel de agarose e imunofixação com anti-soros específicos para cadeias leves e pesadas de imunoglobulinas. - Determinação quantitativa das imunoglobulinas por nefelometria.

Valor de referência

- Dosagens de imunoglobulinas IgA, IgG e IgM (ver valores de referência das imunoglobulinas isoladas). - Ausência de componente monoclonal.

Interpretação e comentários

- O teste inclui dosagens das imunoglobulinas, que também podem ser solicitadas isoladamente, sendo útil no diagnóstico de paraproteinemias, como as observadas no mieloma múltiplo, na macroglobulinemia de Waldenströn, nas doenças linfoproliferativas malignas e nas gamopatias monoclonais benignas. Nos mielomas produtores somente de cadeia leve (kappa ou lambda), a imunoeletroforese do soro pode fornecer resultado falso-negativo, a menos que a insuficiência renal já esteja instalada. Isso porque as cadeias leves são filtradas e saem na urina. Nessa condição, portanto, a pesquisa de proteínas de Bence-Jones na urina é mais sensível. - A imunoeletroforese não deve ser utilizada para avaliar a presença e/ou nível das outras proteínas séricas, uma vez que, para a grande maioria delas, há métodos específicos de pesquisa e/ou dosagem.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822