Imunofenotipagem, Painel proliferativo, Vários Materiais

Outros nomes:
FENOTIPAGEM DE LEUCEMIAS E LINFOMAS
IMUNOFENOTIPAGEM DE CELULAS LIFOIDES
IMUNOFENOTIPAGEM DE LEUCEMIAS E LINFOMAS
LEUCEMIAS, FENOTIPAGEM
LINFOMAS, FENOTIPAGEM
MARCADORES PARA LEUCEMIAS
IMUNOFENOTIPAGEM, PAINEL PROLIFERATIVO
IMUNOFENOTIPAGEM POR CITOMETRIA DE FLUXO
IMUNOFENOTIPAGEM EM MEDULA OSSEA
IMUNOFENOTIPAGEM NO LIQUOR
IMUNOFENOTIPAGEM DE LEUCOCITOS

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 3 dias úteis (sem contar o sábado) às 22h

Orientações necessárias

I - Materiais - Este exame é realizado em sangue periférico, aspirado de medula óssea ou linfonodo, liquor, líquidos pleural ou ascítico e fragmentos de tecido. II - Para coletas no Fleury - Para coletas de medula óssea, linfonodo, liquor, líquido ascítico ou pleural ou biópsias no Fleury, o cliente deve agendar o procedimento de coleta com antecedência. III - Para materiais enviados - Para materiais provenientes de outros locais, é necessário obter com antecedência as orientações para a coleta e o envio da amostra, bem como o questionário que deverá ser preenchido pelo cliente. - Há restrição de dias e horários para a coleta e a entrega de material colhido fora do Fleury. Assim, convém consultar a Central de Atendimento ao Cliente previamente. Importante: - O preenchimento correto do questionário é imprescindível para a análise do material biológico.

Processamento e adequação da amostra

- Conferir a identificação e qualidade do material - Enviar à seção em temperatura entre 18 a 22 °C, aceitando-se uma variação de até 3ºC., na parte superior da caixa de malote com controle de temperatura. - Distribuição unidades Hospitalares: - Conferir a identificação e qualidade do material - Conferir se todos os documentos necessários para a realização do exame foram entregues juntamente com a amostra (Questionário ou receita médica com histórico e hipótese diagnóstico do cliente) - Priorizar o gerenciamento da amostra - Acondicionar em caixa plástica/papelão com a sinalização de amostra urgente, juntamente com o protocolo de envio de amostras urgentes. - As amostras de sangue periférico, lâminas de medula óssea e o aspirado de medula óssea deverão ser enviados juntos para os setores, o mais urgente possível. - Enviar à seção em temperatura entre 18 a 22 °C, aceitando-se uma variação de até 3ºC, , na parte superior da caixa de malote com controle de temperatura. - Solicitar transporte urgente para o envio da amostra à seção caso os horários de malote pré- estabelecidos não possam atender a urgência necessária para o rápido recebimento da amostra pelo setor técnico. ATENÇÃO: enviar ou scanear o questionário ou receita médica com histórico e hipótese diagnóstica do cliente. - Unidades Leblon e Brasília: - Envolver as amostras em papel filtro, colocar em saco plástico bolha e acondicionar nas bags para transporte. --Enviar ao setor na caixa refrigerada. - Estabilidade da amostra: --Temperatura ambiente: 24 horas, entre 18 a 22 °C, aceitando-se uma variação de até 3 ºC, na parte superior da caixa de malote. - Refrigerada (2-8 ºC): temperatura entre 7 a 10 °C, aceitando-se uma variação de até 3ºC. --Congelada: não aceitável.

Método

- Análise por citometria de fluxo.

Valor de referência

- Descritivo.

Interpretação e comentários

- O estudo imunofenotípico é útil para diferenciar as leucemias linfoides e mieloides agudas, para caracterizar as leucemias mieloides agudas minimamente diferenciadas e os subtipos com componente eritroide e megacariocítico, além de servir para a subclassificação imunológica das leucemias linfoides agudas e para a caracterização das leucemias de fenótipo misto. - A imunofenotipagem das leucemias agudas é realizada preferencialmente em medula óssea, enquanto a das leucemias crônicas tem o sangue periférico como material mais indicado. Em tais casos, o exame ajuda a diferenciar e subclassificar as doenças linfoproliferativas crônicas de linhagem linfoide B e T. O estudo imunofenotípico permite ainda avaliar linfocitoses persistentes de etiologia indeterminada e distinguir hiperplasia linfoide reacional de linfomas malignos. - O estudo imunofenotípico permite ainda a avaliação de pacientes com Síndromes Mielodisplásicas e Mieloma Múltiplo. - A imunofenotipagem por citometria de fluxo permite a avaliação de efetividade do tratamento clínico de neoplasias hematológicas, através do estudo de doença residual mínima.

Dias de Medicamento

IMPORTANTE: Anotar medicamento(s) do (s)último(s): 7 dias(s).

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822