Imunoglobulina A, Secretora, Vários Materiais

Outros nomes:

DOSAGEM DA IMUNOGLOBULINA A SECRETORA (IGAS)

IgA na saliva

IGA SECRETORA

IgA na urina

IGA SALIVAR

Orientações necessárias

I - Material - Este exame pode ser feito em saliva ou urina. II - Para coletas de urina - Para colher a amostra, o cliente precisa ficar duas horas sem urinar. - Mulheres não devem fazer a coleta durante a menstruação nem podem usar cremes/óvulos vaginais nas 24 horas antes do exame. - Amostras colhidas fora do Fleury precisam ser refrigeradas (2-8 ºC) e entregues até 12 horas após a coleta. III - Para coletas de saliva - O cliente não pode fazer tratamento dentário nas últimas 24 horas nem escovar os dentes nas últimas três horas antes da coleta. - Deve haver um intervalo de quatro horas entre a última alimentação e a coleta.

Processamento e adequação da amostra

- SALIVA - Centrifugar a 2200 g, por 15 minutos, a 4 °C. - Retirar o frasco interno que contém o algodão, deixando a amostra de saliva no tubo. - Enviar o material à seção, refrigerado. - Volume mínimo: 1 mL SALIVA DE CRIANÇAS MENORES DE 4 ANOS: - Centrifugar a 2200 g, por 15 minutos, a 4 °C. - Enviar o material à seção, refrigerado, sem aliquotar. - URINA - Enviar o frasco de urina, refrigerado. - Volume mínimo: 1 mL Estabilidade das amostras: Temperatura ambiente: 8 horas; Refrigerada (2-8 ºC): 7 dias; Congelada (-20 ºC): 3 meses.

Método

- Imunoenzimático.

Valor de referência

- Para SALIVA: -- Até 6 anos: de 1,7 mg/dL a 9,1 mg/dL. -- Acima de 6 anos: de 6,0 mg/dL a 26,9 mg/dL. - Para urina: -- Não existem valores de referência no Fleury.

Interpretação e comentários

- A deficiência congênita de imunoglobulina A (IgA) sérica é a imunodeficiência mais freqüente e responsável por casos de infecções de repetição por bactérias e vírus, as quais acometem o trato respiratório inferior, as vias aéreas superiores, o sistema auditivo e o intestino. A dosagem da IgA secretora na saliva usualmente não acrescenta nenhuma informação além daquela que se obtém com a dosagem no soro. A única situação em que o resultado no soro se encontra dentro dos limites normais e o da saliva está ausente ocorre na deficiência congênita da peça secretora, uma eventualidade extremamente rara.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 10x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.