Outros nomes: Análise de fragmento de pele para neuropatia de fibras finas, EXAME IMUNO HISTOQUÍMICO para neuropatia periférica, EXAME IMUNO HISTOQUÍMICO para neuropatia periférica diabetica, EXAME IMUNO HISTOQUÍMICO NEUROPATIA DE FIBRAS FINAS, EXAME IMUNO HISTOQUÍMICO Marcador PGP 9.5
- Este exame é realizado em material obtido por biópsia/ressecção cirúrgica, fixado em formol a 10% (preferencialmente tamponado) ou em fragmentos de tecidos incluídos em bloco de parafina, acompanhados da cópia do laudo original.
- Caso o material de biópsia ainda não tenha sido analisado, orientar abertura de exame anátomo-patológico ANATPATP ou ANATPATTE.
- NÃO SÃO ACEITOS MATERIAIS FIXADOS EM OUTROS MEIOS. (como Bouin, ou álcool por exemplo).
- O TEMPO DE FIXAÇÃO DEVE SER DE 06 A 72h.
- O exame poderá ser realizado em emblocados celulares em parafina fixados em formol a 10%, desde que a quantidade e a qualidade do material sejam verificadas previamente ao exame pelo patologista responsável.
- Preferencialmente, o material deve ser enviado até 24 horas após a coleta.
- Enviar o material para à seção.
-Fragmentos de tecidos seccionados de 2 a 3 micras são desparafinizados, hidratados e submetidos a reação automatizada no equipamento BENCHMARK ULTRA-VENTANA (Roche) Anticorpo policlonal Roche.
- A neuropatia de fibras finas é um tipo específico de neuropatia periférica que afeta predominantemente as fibras nervosas finas, ou seja, as fibras não mielinizadas do tipo C e mielinizadas finas do tipo Ad (delta). Essas fibras são responsáveis principalmente por transmitir dor, temperatura, e sensações autonômicas, como regulação da pressão arterial, sudorese e função gastrointestinal.
Os nervos periféricos podem ser danificados por uma ampla gama de mecanismos, incluindo distúrbios metabólicos, infecciosos, nutricionais, vasculares, genéticos e autoimunes.
A contagem de fibras finas na pele é um procedimento usado no diagnóstico da neuropatia de fibras finas para avaliar a densidade de fibras nervosas finas com uso do anticorpo PGP 9.5 pelo exame imunoistoquímico.