Manual de exames

Infusao da medicacao Acido Zoledronico, Zometa

Outros nomes:

Este exame precisa ser agendado

Orientações necessárias

I - Informações sobre a administração do medicamento
O medicamento ácido zoledrônico deve ser administrado por via endovenosa (aplicado na veia) em adultos com mais de 18 anos.

II - Critérios de realização
- A administração dessa medicação pode ser realizada somente com solicitação médica.
- Não é necessário jejum, mas o paciente deve evitar refeições pesadas nas últimas 4 horas que antecedem a infusão.

A administração de ácido zoledrônico é realizada somente após entrevista médica
- Até a véspera do dia agendado para aplicação um médico do Fleury entrará em contato via telefone com o paciente para fazer uma entrevista prévia com o intuito de avaliar as condições clínicas do paciente. Esta etapa é fundamental para a confirmação da aplicação do dia seguinte.

Interpretação e comentários

I - Informações sobre o ácido zoledrônico
- O ácido zoledrônico é medicamento que pertence à classe dos bisfosfonatos. É inibidor da enzima farnesil pirofosfato sintase, presente em osteoclastos, e consequentemente, inibe a reabsorção óssea mediada por estas células. A ação seletiva dos bisfosfonatos no osso tem como base sua alta afinidade pelo osso mineralizado. O ácido zoledrônico é rapidamente distribuído no osso e se acumula preferencialmente nos locais de alta remodelação óssea. A longa duração da ação do medicamento é atribuída a sua alta afinidade de ligação ao sítio ativo da farnesil pirofosfato sintase e a sua forte afinidade de ligação ao mineral ósseo.
II - Indicações do ácido zoledrônico
As indicações, em bula, para uso do Zometa incluem hipercalcemia induzida por tumor (? 12,0mg/dL, corrigido para albumina sérica), prevenção de perda óssea decorrente do tratamento antineoplásico baseado em hormônios (neoplasia de mama ou de próstata) e prevenção de eventos relacionados ao esqueleto em pacientes com metástases ósseas (fraturas patológicas, compressão medular, radioterapia e cirurgia ortopédica ou hipercalcemia induzida por tumor).

OUTRAS INDICAÇÕES OFF-LABEL NÃO CONTRA-INDICAM O PROCEDIMENTO.

III - Precauções
Para receber o ácido zoledrônico, o paciente deve estar hidratado. Deve-se ter atenção especial com indivíduos idosos em terapia diurética.

Em pacientes com insuficiência renal, o ácido zoledrônico deve ser administrado com cautela em pacientes com doença renal prévia e sua dose deve ser ajustada. Se clearence de creatinina > 60mL/min, administrar 4mg; se clearence de creatinina 50-60mL/min, administrar 3,5mg; se clearence de creatinina 40-49mL/min, administrar 3,3mg; se clearence de creatinina 30-39mL/min, administrar 3,0mg. Evitar o uso de Zometa se clearence de creatinina < 30mL/min.

O uso do ácido zoledrônico deve ser evitado em pacientes que apresentam hipocalcemia ou com histórico de hipersensibilidade ao ácido zoledrônico ou a qualquer componente do medicamento.

Pacientes em tratamento com ácido zoledrônico devem estar em uso concomitante de reposição de cálcio e vitamina D.

O uso do ácido zoledrônico não é recomendado para pacientes pediátricos, pois a segurança e a eficácia deste medicamento não foram estabelecidas para esse grupo de pacientes.

Em relação ao risco de se desenvolver osteonecrose de mandíbula com o uso de ácido zoledrônico, é importante manter a saúde bucal e a higiene oral. O paciente deve evitar realizar procedimentos dentários invasivos durante o tratamento.

Atenção especial deve-se dar ao desenvolvimento de fraturas atípicas de fêmur, em pacientes com uso de ácido zoledrônico e outros bisfosfonatos, em longo prazo. Essas fraturas se desenvolvem em diáfise do fêmur ou em região subtrocantérica, mesmo com trauma mínimo e podem levar à dor na coxa e/ou na virília.

Doses e intervalos

- O ácido zoledrônico deve ser administrado na dose de 4mg por via intravenosa uma vez ao ano.

Efeitos adversos

- Os principais eventos adversos associados à administração do ácido zoledrônico incluem os seguintes sintomas pós-dose: febre, mialgias, sintomas similares aos da gripe, artralgias e cefaleia. A maioria deles ocorre em até os 3 primeiros dias após a administração do medicamento e teve intensidade de leve a moderada, regredindo em até 3 dias após o início da reação. A incidência desses sintomas diminuiu nas doses subsequentes do ácido zoledrônico. A administração de ibuprofeno ou de paracetamol reduz em aproximadamente 50% a incidência dos sintomas pós-dose de ácido zoledrônico.

Convênio e cobertura

Consulte nossa página de Convênios para mais informações

Particular e valores

Não tem convênio? Fale com a gente e consulte as condições especiais de pagamento particular.

Faça em casa

Agora, você pode fazer exames de sangue, urina e fezes em casa, no trabalho ou onde preferir. Consulte as regiões de cobertura