Manual de exames

Infusão da medicação Benralizumabe, Fasenra trazida pelo cliente

Outros nomes:

Este exame precisa ser agendado

Orientações necessárias

I - Informações sobre a administração do medicamento

O medicamento benralizumabe (Fasenra®) deve ser administrado por via subcutânea (SC, abaixo da pele) em adultos e em crianças a partir dos 12 anos de idade.

II - Critérios de realização

- A administração dessa medicação pode ser realizada somente com prescrição médica.
- Não é necessário jejum, porém orienta-se não ingerir grandes refeições antes da administração da medicação.


A administração de benralizumabe é realizada somente após entrevista médica
-No dia anterior ao agendamento um médico do Fleury entrará em contato via telefone com o paciente para fazer uma entrevista prévia com o intuito de avaliar as condições clínicas do paciente. Esta etapa é fundamental para a confirmação da aplicação do dia seguinte.

Interpretação e comentários

I - Informações sobre benralizumabe

- Benralizumabe é um anticorpo monoclonal humanizado da classe IgG1 (kappa) contra a subunidade alfa do receptor da interleucina-5 humano (IL-5R?) com alta afinidade. O receptor IL-5 se expressa especificamente na superfície dos eosinófilos e basófilos. A ausência da fucose no domínio Fc de benralizumabe resulta em alta afinidade (45,5 nM) aos receptores Fc?RIII das células imunológicas efetoras como as células natural killer (NK) levando à apoptose dos eosinófilos e basófilos, através do aumento da citotoxicidade celular dependente do anticorpo. Benralizumabe reduz a inflamação eosinofílica por aumento dessa forma de citotoxidade e reduz a inflamação eosinofílica na asma. Os eosinófilos são uma fonte rica de mediadores pró-inflamatórios (por exemplo, eicosanóides, leucotrienos, citocinas) e proteínas granulares (por exemplo, proteína catiônica eosinofilíca, peroxidase eosinofílica, neurotoxina eosinofílica e proteína básica principal).



II - Indicações do benralizumabe

O benralizumabe é indicado como é indicado em pacientes adultos, como tratamento adjuvante de manutenção para asma grave, que apresenta fenótipo eosinofílico.

Doses e intervalos

O benralizumabe é administrado na dose 30 mg por injeção subcutânea a cada 4 semanas nas três primeiras doses e, depois, a cada 8 semanas. O benralizumabe pode ser administrado a partir dos 12 anos, sem a necessidade de ajuste posológico, mas não há estudos que deem suporte ao seu uso na faixa etária pediátrica, ou seja, antes dos 12 anos de idade.

Efeitos adversos

As reações adversas mais comumente observadas com o uso do benralizumabe foram: reações no local da administração do medicamento (2,2%), cefaleia, faringite, febre e reações alérgicas.
Eosinófilos estão envolvidos na resposta imunológica a infecções helmínticas. Portanto, é recomendável tratar infecções parasitárias antes do início da terapia com o benralizumabe. Considerar a suspensão do benralizumabe, caso o paciente desenvolva infestação refratária à terapia anti helmíntica, durante o tratamento com benralizumabe.
Não utilizar o benralizumabe para tratar sintomas de exacerbação de asma, broncoespasmo agudo ou status asmaticus.

Farmácia

Preparo:
Toda a preparação do medicamento benralizumabe deve ser realizada em condições assépticas.

Materiais:
1 par de luvas de procedimento;
Seringa pronta para uso.

Reconstituição: N/A
Estabilidade após Reconstituição: N/A
Diluição: N/A
Estabilidade na seringa: Uso imediato
PVC N/A,
soro glicosado: N/A
Tipo de Solução: ( ) irritante ( ) vesicante (x) não aplica
Fotossensibilidade: sim, proteger a seringa da luz direta até o momento do uso.
Via de Administração: SC
Potencial emético: baixo
Tempo de infusão: N/A

Passos:
Dispensa qualquer preparo na farmácia.

Após realizar a avaliação seguindo a ficha de avaliação de medicamento de origem externa e os procedimentos de rastreabilidade e registro de dispensação, etiquetar e enviar para a equipe de enfermagem.

Convênio e cobertura

Consulte nossa página de Convênios para mais informações

Particular e valores

Não tem convênio? Fale com a gente e consulte as condições especiais de pagamento particular.

Faça em casa

Agora, você pode fazer exames de sangue, urina e fezes em casa, no trabalho ou onde preferir. Consulte as regiões de cobertura