Interferona Beta 1a Avonex, 30mcg, medicamento e aplicação, intramuscular

Agendamento

Precisa Agendar

Prazo de Entrega

Em até 2 dias úteis (incluindo sábados) às 18h*

* Este prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, ligue para a nossa Central de Atendimento para confirmar o prazo na unidade de preferência.

Orientações necessárias

I - Informações sobre a administração do medicamento O medicamento interferona beta 1A deve ser administrado por via intramuscular (IM) em adultos e para uso pediátrico após os 16 anos. II - Critérios de realização - A administração dessa medicação pode ser realizada somente com prescrição médica. - Não é necessário jejum, porém orienta-se não ingerir grandes refeições antes da infusão da medicação. A administração da interferona beta 1A IM é realizada somente após entrevista médica -.No dia anterior ao agendamento um médico do Fleury entrará em contato via telefone com o paciente para fazer uma entrevista prévia com o intuito de avaliar as condições clínicas do paciente. Esta etapa é fundamental para a confirmação da aplicação do dia seguinte. III - Orientação ao paciente No dia da administração da interferona beta 1A IM, contatar seu médico e não receba a medicação se você apresentar sintomas de doença infecciosa, principalmente na presença de febre ou se houver suspeita de gestação. Essa medicação é contraindicada durante a gestação, amamentação e para indivíduos com depressão.

Interpretação e comentários

I - Informações sobre a interferona beta 1A - Interferona beta 1A é uma citocina que faz parte da família das interferonas do tipo I, juntamente com a interferona alfa. As interferonas do tipo I são produzidas por células da imunidade inata como macrófagos e fibroblastos, principalmente em resposta a estímulos infecciosos. Há também interferona do tipo II, a interferona gama, produzida por linfócitos Th1. A interferona beta tem atividade antiviral, antiproliferativa e imunomoduladora. Essa citocina se liga a receptores na superfície celular e levam a uma gama de eventos intracelulares que culminam na produção de várias substâncias que são produtos da ativação pela interferona beta: neopterina, beta2 microblobulina, proteína Mx, complexo maior de histocompatibilidade da classe I e 2'5' oligoadenilato sintetase. Ainda não é bem conhecido o efeito da interferona beta na esclerose múltipla. II - Indicações da interferona beta 1A (Avonex®) A indicação, em bula, para uso da interferona beta 1A é a esclerose múltipla, na forma recorrente, caracterizada por no mínimo duas crises recorrentes de disfunção neurológica (surtos) nos últimos 3 anos, sem evidência de progressão contínua entre os surtos. Também pacientes com esclerose múltipla que tenham experimentado um único evento desmielinizante devido a processo inflamatório ativo, grave o suficiente para justificar o tratamento com corticosteróides intravenosos.

Doses e intervalos

A dose da interferona beta 1A IM é de 30µg uma vez por semana.

Efeitos adversos

Pacientes em uso de interferon beta 1A podem apresentar sintomas gripais que incluem mialgia, febre, calafrios, sudorese, astenia, cefaleia e náusea. Esses sintomas tendem a ser mais evidentes no início da terapêutica e diminuem de frequência com a continuação do tratamento. Também podem ocorrer sintomas neurológicos transitórios, semelhantes aos próprios surtos de esclerose múltipla. Os principais sintomas neurológicos associados ao tratamento com interferona beta 1A são episódios transitórios de hipertonia e/ou fraqueza muscular acentuada que impedem os movimentos voluntários. Estes episódios são de duração limitada, estando temporariamente relacionados com as injeções e podem ocorrer após injeções subsequentes. Em alguns casos, estes sintomas estão associados a sintomas de tipo gripal. Outros eventos adversos que podem ser observados com o uso de interferon beta 1A são: pancitopenia ou anemia, leucopenia e/ou plaquetopenia isoladas, cefaleia, diarreia, hiperemia e dor no local da administração da medicação, cãibras, reações alérgicas, depressão e até ideação suicida.

Farmácia

Preparo: Toda a preparação do medicamento betainterferona 1a IM deve ser realizada em condições assépticas. Materiais: 1 par de luvas de procedimento; Seringa pronta para uso. Reconstituição: N/A Estabilidade após Reconstituição: N/A Diluição: N/A Estabilidade na seringa: Uso imediato ou até 4 horas T.A Compatibilidade com PVC: N/A Soro glicosado(compatibilidade): N/A Tipo de Solução: ( ) irritante ( ) vesicante (x) não aplica Fotossensibilidade: sim, proteger a seringa da luz até o momento do uso. Via de Administração: IM Potencial emético: baixo Tempo de infusão: N/A Passos: Dispensa qualquer preparo na farmácia. Após realizar os procedimentos de rastreabilidade e registro de dispensação, deixar em temperatura ambiente por 15 a 30minutos antes da administração (para minimizar dores no paciente durante administração), etiquetar e enviar para a equipe de enfermagem. Caso a medicação for destinada ao atendimento móvel ou enviado a outra unidade, acondicionar na caixa de transporte com o controle de temperatura entre 2º a 8º graus, juntamente com prescrição, minuta de transporte, etiquetas e Check list.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.