Interligadores C-terminais, soro

Outros nomes:
C-TELOPEPTÍDIO
BETA-CROSSLAPS
TELOPEPTÍDIO
INTERLIGADORES C-TERMINAIS
COLÁGENO TIPO 1
INTERLIGADORES DO COLÁGENO TIPO 1

Jejum

Para todas as idades jejum mínimo necessário de 8 horas

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 3 dias úteis (sem contar o sábado) às 22h

Orientações necessárias

- A coleta deve ser feita preferencialmente até duas horas após o horário habitual de o cliente acordar. - Em amostras subseqüentes, nos casos de monitorização, é importante manter a coleta sempre no mesmo horário. - O uso de biotina e suplementos alimentares que contenham biotina devem ser suspensos 3 dias antes da coleta.

Processamento e adequação da amostra

- Receber a amostra em embalagem REF e mantê-la nesta condição até a manipulação. - Aguardar 30 minutos; - Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18 °C; - Aliquotar 1,5 mL de soro em tubo plástico estéril. - Enviar à seção, congelado. Interferente: Hemólise. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: não aceitável; Refrigerada (2-8 ºC): 8 horas; Congelada (-20 ºC): 3 meses.

Método

- Ensaio eletroquimioluminométrico.

Valor de referência

- Homem: Inferior à 0,850 ng/mL. - Mulheres: Inferior à 0,650 ng/mL.

Interpretação e comentários

- O colágeno tipo I é o principal constituinte da matriz óssea orgânica. Durante o metabolismo ósseo normal, sua parcela madura é degradada e pequenos fragmentos passam para a corrente sangüínea, sendo excretados pelos rins. Em situações fisiológicas ou patológicas de reabsorção óssea aumentada - por exemplo, com o avançar da idade ou em decorrência da osteoporose -, o colágeno tipo I é degradado em proporções crescentes, aumentando o nível de fragmentos circulantes. O fragmento telopeptídeo C-terminal (CTx) é específico para a degradação do colágeno tipo I dominante no osso. Dessa forma, concentrações elevadas de telopeptídeo C-terminal são observadas em pessoas com reabsorção óssea elevada. Os níveis séricos tendem a cair durante a terapia com agentes anti-reabsortivos ósseos. Assim, recomenda-se a medida do CTx sérico para o monitoramento da eficácia da terapia anti-reabsortiva óssea em casos de osteoporose ou de outras doenças osteometabólicas. Alterações decorrentes da terapia podem ser verificadas em poucas semanas (idealmente, depois de 45 a 60 dias).

Dias de Medicamento

IMPORTANTE: Anotar medicamento(s) do (s)último(s): 30 dias(s).

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822