Outros nomes: Anti JO 1 quantitativo, Anti JO-1 quantitativo, Anticorpos anti JO-1 dermatomiosite, Anticorpos Histidyl TRNA Synthetase, Anticorpos anti JO-1 polimiosite
- Aguardar 30 minutos;
- Centrifugar a 3000 g por 10 minutos a 18 ºC;
- Não aliquotar;;
- Enviar à seção, em temperatura ambiente;
- Soro, volume ideal: 1,0 mL; volume mínimo: 0,5 mL.
Estabilidade da amostra:
Temperatura ambiente: 8 horas;
Refrigerada (2-8 ºC): 7 dias;
Congelada (-20 ºC): 3 meses.
-Triagem: Metodologia imunoenzimática (ELISA).
- Confirmação e identificação das amostras positivas na triagem por análise integrada dos métodos imunoenzimático (ELISA), imunodifusão dupla e imunofluorescência indireta.
Não reagente: Índice igual ou Inferior a 1,0
Reagente: Índice superior a 1,0
- O exame tem utilidade no diagnóstico de miopatias inflamatórias idiopáticas. O anticorpo anti-Jo-1, que reconhece a enzima histidil-t-RNA sintetase, é observado em aproximadamente 25% dos indivíduos com polimiosite, e é considerado um marcador específico dessa enfermidade. Além disso, sua presença está associada à síndrome anti-sintetase, que reúne um conjunto de características especiais, incluindo miopatia inflamatória, pneumopatia intersticial, poliartrite, alteração hiperceratótica e descamativa na face medial da palma das mãos e dos dedos e fenômeno de Raynaud. Em alguns casos, é possível encontrar o anti-Jo-1 em pacientes com pneumopatia intersticial isolada, o que pode representar uma manifestação inicial da síndrome antissintetase.
- Este exame não necessita de preparo.