Lactose, Prova de Absorção, plasma

Outros nomes:
DISSACARIDES, TESTE P/ DEFICIT DE
LACTOSE, PROVA DE ABSORCAO DA
LACTOSE, TESTE DE TOLERANCIA A
LACTOSE, TESTE P/ DEFICIT DE
PROVA DE ABSORCAO DA LACTOSE
LACTOSE, PROVA DE ABSORÇÃO
PROVA DE SOBRECARGA DE LACTOSE
TESTE ORAL DE TOLERANCIA A LACTOSE
TESTE ORAL DE INTOLERANCIA A LACTOSE
PROVA DE TOLERANCIA A LACTOSE
PROVA DE INTOLERANCIA A LACTOSE
TESTE DE INTOLERANCIA A LACTOSE

Jejum

Até 3 anos de idade jejum mínimo necessário de 3 horas

Agendamento

Precisa Agendar

Prazo de Entrega

Em até 1 dia útil (incluindo sábados) às 18h

Orientações necessárias

ATENÇÃO - ESTE EXAME NÃO É REALIZADO EM CLIENTES DIABÉTICOS; CLIENTES QUE USAM MEDICAÇÃO PARA CONTROLE DE GLICEMIA (HIPOGLICEMIANTES ORAIS OU INSULINA); CLIENTES QUE TENHAM REALIZADO CIRURGIA BARIÁTRICA; GASTROPLASTIA OU GASTRECTOMIA. I - Fases do exame e tempo de duração - Trata-se de uma prova de absorção, onde são realizadas dosagens de glicose no sangue antes e após a administração de lactose, via oral (0, 30, 60 e 90 min). - O teste tem duração aproximada de 90 minutos ou conforme tempo determinado pelo médico. - Em alguns casos, podem ocorrer desconforto abdominal e/ou diarréia após o exame. II - Preparo - Este exame requer um jejum de oito horas (com exceção de água pura, que pode ser ingerida). - O cliente não deve realizar esforço físico no dia do exame, antes da coleta e 24 horas após o exame. ATENÇÃO: Este teste é realizado apenas a partir dos 2 anos de idade. Para crianças entre 2 e 7 anos, no entanto, o responsável pelo menor deve ser informado que nesta faixa etária o exame pode ser de realização mais difícil, pois exige colaboração da criança. Caso o menor não consiga ingerir a solução de lactose, apresente vômitos ou não colabore com os procedimentos de coleta de sangue o exame será suspenso, pois o resultado do teste nessas condições pode ser inconclusivo. - Caso apresente diarréia nos dois dias que antecedem a prova ou mesmo no dia de sua realização, o cliente precisa agendá-la novamente para outra data. - Se forem solicitadas mais de uma prova de absorção /ou sobrecarga / curva (glicose, lactose, sacarose e/ou xilose), estas provas poderão ser agendadas em qualquer ordem, desde que sejam marcadas com, no mínimo, 2 dias de intervalo entre qualquer uma delas. Entretanto, caso haja diarréia após a realização de qualquer uma delas, deve-se cancelar as demais e remarcá-las somente após 3 dias de cessado o quadro diarréico. - Para clientes em investigação de diarréia crônica, a prova somente poderá ser realizada em vigência do quadro diarréico com o consentimento do médico solicitante. Exame não realizado caso o (a) cliente tenha realizado Cirurgia Bariátrica, Gastroplastia ou Gastrectomia, em CLIENTES DIABÉTICOS; CLIENTES QUE USAM MEDICAÇÃO PARA CONTROLE DE GLICEMIA (HIPOGLICEMIANTES ORAIS OU INSULINA).

Processamento e adequação da amostra

- Conferir os horários e os períodos de coleta; - Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18 ºC; - Não aliquotar; - Enviar à seção, em temperatura ambiente.

Método

- Dosagem de glicose por método enzimático.

Valor de referência

- Considera-se normal a elevação da glicemia, em relação à de jejum, em pelo menos 20 mg/dL em qualquer das amostras.

Interpretação e comentários

- O teste é útil no diagnóstico de deficiência de lactase. Uma curva plana, com glicemia inferior a 20 mg/dL em relação ao valor basal, depois de uma hora da ingestão de lactose, ocorre em cerca de 95% dos indivíduos com essa deficiência.

Jejum

De 3 a 5 anos de idade jejum mínimo necessário de 4 horas

Jejum

Acima de 5 anos de idade jejum mínimo necessário de 8 a 14 horas

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822