Lamotrigina, soro

Outros nomes:
LAMOTRIGINA, PESQUISA E DOSAGEM NO SANGUE
LAMICTAL®, PESQUISA E DOSAGEM NO SANGUE
LAMICTAL®
LAMITOR®
NEURIUM®

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 7 dias úteis (incluindo sábados) às 18h

Orientações necessárias

- Não há necessidade de preparo para este exame. - O cliente deve estar há, pelo menos, 15 dias com a dosagem estável da medicação. - A coleta precisa ser realizada antes do horário habitual de uso da medicação, mas, se existir suspeita de intoxicação, pode ser feita a qualquer tempo. - O nome do medicamento e o horário da última tomada têm de ser informados pelo cliente.

Processamento e adequação da amostra

- Anotar horário de coleta. - Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18° C. - Aliquotar 1 mL de soro em tubo seco. - Enviar à seção,em temperatura ambiente. - Soro, volume ideal: 1,0 mL; volume mínimo: 0,5 mL. Estabilidade da amostra Temperatura ambiente: 8 horas; Refrigerada (2-8ºC): 5 dias; Congelada (-20ºC): 14 dias.

Método

- Cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC).

Valor de referência

- Nível terapêutico: 3 a 14 microgramas/mL

Interpretação e comentários

- Este exame é útil no acompanhamento de indivíduos que fazem terapia com lamotrigina, uma droga antiepiléptica usada no tratamento de epilepsias refratárias. Os efeitos adversos desse medicamento são brandos e incluem rash cutâneo, sonolência, ataxia e tontura. Acredita-se que seu mecanismo de ação ocorra pela inibição da liberação de neurotransmissores excitatórios, como o glutamato. Sua meia-vida é de 30 horas, mas pode ser reduzida à metade pela administração concomitante de fenitoína ou carbamazepina e duplicada com a associação de valproato. A adição de lamotrigina ao esquema terapêutico causa pouca alteração nos níveis de outras drogas antiepilépticas. O uso associado de clorpropamida, flecainida e metaqualona interfere na acurácia da análise laboratorial. Os níveis terapêuticos de lamotrigina foram revistos e o limite superior da faixa terapêutica é agora maior do que o preconizado no passado, atingindo 14 microgramas/mL.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822