Legionella pneumophila, pesquisa de antígenos, urina

Outros nomes:
IMUNOFLUORESCENCIA DIRETA P/DOENCA DE PONTIAC
IMUNOFLUORESCENCIA DIRETA P/DOENCA LEGIONARIOS
IMUNOFLUORESCENCIA DIRETA PARA LEGIONELA
LEGIONELA, PESQUISA DE
PESQUISA DE LEGIONELA
LEGIONELLA PNEUMOPHILA, IMUNOFLUORESCÊNCIA DIRETA

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 1 dia útil (incluindo sábado) às 13h

Orientações necessárias

- Este exame não necessita de preparo específico. - A amostra deve ser colhida em frasco estéril para urina e conter um mínimo de 10 mL. - Se não for colhido no Fleury, o material precisa ser entregue até duas horas após a coleta, se mantido em temperatura ambiente, ou em 72 horas, se for refrigerado.

Processamento e adequação da amostra

- Enviar o material, no frasco adequado de urina, dentro de saco plástico em temperatura ambiente ou refrigerada para a Seção de Microbiologia. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: 2 horas; Refrigeração 2-8 ºC: 72 horas. Congelado: 14 dias

Método

- Utilizamos o kit Binax NOW. Técnica imunocromatográfica para detecção do antígeno solúvel de Legionella pneumophila do sorogrupo 1, em amostra de urina.

Valor de referência

- Pesquisa negativa.

Interpretação e comentários

- A Legionella pneumophila responde por cerca de 80-90% das infecções provocadas por Legionella e o sorogrupo 1 é o mais freqüente, causando mais de 70% dos casos de legionelose. - Este exame diagnostica precocemente as infecções ocasionadas pela Legionella pneumophila do sorogrupo 1, ao detectar um antígeno solúvel específico, que costuma estar presente na urina dos indivíduos infectados. O teste, porém, não faz o diagnóstico de infecções devidas a outros sorogrupos de Legionella e a outras espécies. - A pesquisa de Legionella pela metodologia imunocromatográfica é particularmente importante para o diagnóstico rápido da doença, uma vez que seus resultados tornam-se disponíveis no mesmo dia da solicitação, podendo também ser utilizada nas pessoas em uso prévio de antimicrobianos, para as quais a cultura para o isolamento desse microrganismo pode ser negativa. - Este teste apresenta 95% de sensibilidade e 95% de especificidade. É possível detectar o antígeno urinário a partir do terceiro dia de doença e sua excreção chega a persistir por até um ano em alguns indivíduos, razão pela qual o exame não diferencia infecção pregressa de atual. O resultado, portanto, deve ser sempre avaliado em conjunto com a clínica. - Convém ponderar que uma pesquisa negativa não exclui a infecção pela L. pneumophila do sorogrupo 1. Em tais situações, a cultura sempre se faz necessária. O fato é que, para um diagnóstico preciso da doença, recomenda-se o uso conjunto de exame sorológico, cultura em meios específicos e teste urinário.

Dias de Medicamento

IMPORTANTE: Anotar medicamento(s) do (s)último(s): 7 dias(s).

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822