Leptospira, Anticorpo IgM, soro

Outros nomes:
LEPTOSPIRA, ANTICORPOS ANTI, QUANTITATIVO
LEPTOSPIROSE
WEIL, DOENCA DE, SOROLOGIA PARA
LEPTOSPIROSE, ANTICORPOS IGM, SORO
LEPTOSPIROSE, SOROLOGIA PARA
LEPTOSPIROSE, ANTICORPOS ANTI, SORO

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 1 dia útil (incluindo sábados) às 18h

Processamento e adequação da amostra

- Aguardar 30 minutos; - Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18 ºC; - Não aliquotar; - Enviar à seção, em temperatura ambiente; - Volume ideal: 1 mL, volume mínimo: 0,5 mL. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: 8 horas; Refrigerada (2-8ºC): 7 dias; Congelada (-20ºC): 3 meses.

Método

- Reação imunoenzimática (ELISA), utilizando-se como antígeno uma mistura dos sorotipos canicola, hebdomadis, icterohaemorrhagiae, cynopteri e brasiliensis.

Valor de referência

- Não reagente: índice inferior a 0,8 - Indeterminado: índice entre 0,8 e 1,2 - Fracamente reagente: índice entre 1,3 e 2,0 - Reagente: índice superior a 2,0

Interpretação e comentários

- A pesquisa de anticorpos IgM é útil para o diagnóstico precoce da leptospirose, para o qual são significativos índices superiores a 2,0. É possível detectar os anticorpos IgM de 4 a 5 dias depois do surgimento dos sintomas clínicos, os quais podem persistir por cerca de cinco meses após o estímulo. A utilização dos sorotipos mais prevalentes em nosso meio torna o teste imunoenzimático mais sensível. De qualquer forma, quando a amostra é colhida nos primeiros dias da infecção, a sensibilidade do método atinge aproximadamente 70%, aumentando para 100% em exame realizado da segunda semana em diante. Por sua vez, a especificidade do teste alcança 94%. - Algumas infecções agudas, virais, bacterianas e parasitárias podem estimular a produção de IgM, causando reatividade cruzada com os antígenos da leptospira utilizados na análise. Em tais situações, os antecedentes epidemiológicos e o quadro clínico auxiliam o diagnóstico. - Anticorpos IgG não são detectados em todos os indivíduos infectados e, quando presentes, ocorrem de forma irregular, não sendo, por isso, considerados um bom marcador imunológico para o diagnóstico.

Orientações necessárias

- Este exame não necessita de preparo.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822