Linfocintilografia, para pesquisa de linfonodo sentinela

Outros nomes:

Linfocintilografia de mamas, para pesquisa de linfonodo sentinela

Cirurgia radioguiada para pesquisa de linfonodo sentinela

Localização de linfonodo sentinela

Linfonodo sentinela

Marcação de linfonodo sentinela

Regiões estudadas

mamas e axilas ou outras regiões, conforme o tipo do tumor

Orientações necessárias

I - Informações sobre o exame - O procedimento tem duas etapas:. - Primeira etapa, (realizada preferencialmente até 22 horas de antecedência ao horário da cirurgia),: ocorre no Fleury e dura cerca de três horas.O radioindicador é administrado na região da lesão por via subcutânea e, em seguida, são adquiridas as imagens. - Segunda etapa, (realizada no hospital, durante a cirurgia):, o linfonodo sentinela é localizado com o detector de radiação (gamaprobe). II - Critérios de realização - Este exame é realizado somente com solicitação médica, devendo ser agendado preferencialmente na véspera da cirurgia ou, então, no mesmo dia da intervenção, desde que haja autorização do médico da Medicina Nuclear. - No momento do agendamento é necessário informar data, horário e local da cirurgia. - Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal para que possam se submeter ao procedimento. - Não há necessidade de acompanhante (exceto menores de 18 anos e clientes que necessitam de algum auxílio), entretanto, se o cliente vier acompanhado, recomenda-se que não seja uma acompanhante gestante. - Peso máximo para agendamento: 175kg. - O exame não é feito em gestantes nem em mulheres que estejam amamentando. - Durante o agendamento, o cliente deve informar os exames de Medicina Nuclear que realizou nos últimos 30 dias para que seja verificada a eventual necessidade de aguardar algum intervalo de tempo antes desta cintilografia. - No dia do procedimento, é preciso apresentar resultados anteriores de exames relacionados ao diagnóstico atual. III - Observação - A segunda etapa deste exame, que é realizada no hospital, tem custo à parte.

Método

- O exame utiliza o método cintilográfico com radioisótopo para a aquisição das imagens e a marcação dérmica, assim como o método radioguiado para a localização do linfonodo sentinela, durante a cirurgia.

Interpretação e comentários

- O exame consiste na administração perilesional ou periareolar de fitato marcado com tecnécio-99m, um radioindicador capaz de ser conduzido pelos vasos linfáticos e, por conta de seu tamanho, ficar retido no primeiro linfonodo de drenagem - o sentinela. Duas horas após a aplicação do material radioativo, realizam-se imagens desse linfonodo na câmara de cintilação, seguidas da marcação de sua projeção na pele. - No intraoperatório, esse gânglio é retirado com o auxílio do gamaprobe e segue para a análise de um patologista. Por ser o primeiro linfonodo de drenagem do tumor, o sentinela pode predizer a possibilidade de envolvimento dos demais. Assim, se ele não estiver comprometido, os outros poderão ser preservados, o que traz várias vantagens: diminui a incidência de linfedema do membro ipsilateral e de lesões nervosas e vasculares, reduz o tempo cirúrgico e evita a necessidade da análise histopatológica de vários linfonodos.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 10x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.