Listeria, Anticorpos totais, liquor

Outros nomes:
L. MONOCYTOGENES NO LIQUOR

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 20 dias corridos às 18h

Orientações necessárias

- O exame é realizado em liquor colhido no Fleury, mediante agendamento prévio, ou em material enviado, desde que colhido em frasco estéril. Não é necessário preparo para este exame.

Processamento e adequação da amostra

- Enviar refrigerado ao LARI. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: 7 dias Refrigerado (2º-8ºC): 14 dias Congelado (-20ºC): 30 dias

Método

Fixação de complemento

Valor de referência

Anticorpos não detectados: Inferior a 1/1 Anticorpos detectados: Igual ou superior ou igual a 1/1

Interpretação e comentários

A Listeria monocytogenes é um bacilo gram-positivo que pode causar gastroenterite, meningite ou infecção sistêmica, sobretudo em alguns grupos populacionais mais susceptíveis: recém-nascidos, idosos, imunossuprimidos e gestantes. Nas gestantes, pode ser agente de corioamnionite, e precipitar aminiorrexe e/ou parto prematuro. O padrão-ouro para o diagnóstico de meningite é a pequisa direnta (gram) e cultura no liquor. A pesquisa de anticorpos específicos contra Listeria no liquor pode auxiliar nesse diagnóstico, contudo, diante de um resultado positivo, a transferência passiva de anticorpos provenientes do soro não pode ser descartada.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822