Outros nomes:
Listeria monocitogenes
LISTERIA MONOCYTOGENES, SOROLOGIA
Listeriose
LISTERIOSE, SOROLOGIA PARA
Listeria monocytogenes, Anticorpos totais
- A listeriose é uma infecção causada por um bacilo gram-positivo, a Listeria monocytogenes, que, quando acomete uma gestante, pode provocar um abortamento, entre outras manifestações clínicas. Os resultados das sorologias precisam ser interpretados com cautela, pois reações cruzadas são freqüentes em decorrência de determinantes antigênicos comuns entre a L. monocytogenes e bactérias gram-positivas. Assim, o resultado de uma única amostra nem sempre é conclusivo, devendo-se invariavelmente proceder à análise de dois testes, feitos com intervalo de dez dias entre eles. Uma ascensão de quatro vezes no título sugere infecção recente. O exame mais recomendado para a confirmação diagnóstica é a cultura de material vaginal colhido imediatamente após o abortamento.
- Aguardar 30 minutos; - Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18 ºC; - Alíquotar 2 mL de soro em tubo plástico de 4mL estéril; - Enviar à seção refrigerado. - Volume mínimo:. 1,0 mL Critérios de rejeição: - Amostras com volume inferior ao volume mínimo; - Apresentando hemólise e/ou lipêmia; - Fora do padrão de armazenamento Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente:; não aceitável Refrigerada (2-8ºC):; 7 dias Congelada (-20ºC): 90 dias
- Fixação do complemento
- Anticorpos não detectados: Inferior a 1/32 - Anticorpos detectados: Superior ou igual a 1/32
- Não é necessário preparo para este exame
Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.
Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 10x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?
Não possui cadastro? Cadastre-se já!
Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.