Outros nomes: Localização de adenoma paratiroidiano, Cintilografia da paratiroide e ultrassonografia da paratiroide, Cintilografia das paratiroides associada à ultrassonografia, Ultrassonografia associada à cintilografia das paratiroides com metoxi-isobutili, Exame de localização das paratiroides, Exame de localização de adenoma das paratiroides, Ultrassonografia associada à cintilografia das paratiroides com sestamibi
- Localização de adenomas, carcinomas ou hiperplasia de paratiroides.
- Glândulas paratiroides.
I - Informações sobre o exame
- Este exame é composto de uma cintilografia e de uma ultrassonografia das glândulas paratiroides.
- A cintilografia é realizada em três etapas que duram, cada uma, de 30 a 60 minutos Já a ultrassonografia leva 20 minutos.
- A primeira etapa compreende a administração do radioindicador por via endovenosa e a aquisição de imagens das paratiroides.
- Na segunda etapa, realizada duas horas após a aplicação do radioindicador, novas imagens são obtidas.
- Na terceira etapa, o cliente mais uma vez recebe o radioindicador por via endovenosa e passa por uma nova sessão de aquisição de imagens.
- Observação:
- Se preferir, o cliente pode sair do Fleury no intervalo entre a primeira e a segunda etapa.
II - Critérios de realização
- Este exame é realizado somente com solicitação médica.
- Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal no dia do procedimento.
- Há restrição de peso para a realização do exame. Por isso, o cliente deve consultar a Central de Atendimento ao Cliente Fleury antes de comparecer à unidade de atendimento.
- O exame não é feito em gestantes nem em mulheres que estejam amamentando.
- O cliente deve informar ao Fleury eventuais procedimentos de Medicina Nuclear realizados nos últimos 30 dias para que seja verificada a necessidade de aguardar algum intervalo de tempo antes da cintilografia.
- Não há necessidade de jejum para a realização deste exame.
- É necessário apresentar resultados anteriores, se houver.
- Cintilográfico com radioisótopo, associado a estudo ultrassonográfico do pescoço, incluindo a glândula tiroide, com transdutores de alta frequência.
- O objetivo principal deste exame é a localização de adenomas, carcinomas ou hiperplasia das paratiroides em pacientes com hiperparatiroidismo primário. Tanto a cintilografia como a ultrassonografia são sensíveis para a detecção de tais anormalidades. Entretanto, quando realizadas em conjunto e por grupo de médicos especialistas em paratiroides, há um aumento de sua sensibilidade e especificidade.
- Na cintilografia das paratiroides, o cliente recebe a metoxi-isobutilisonitrila marcada com tecnécio-99m (MIBI-Tc99m) por via endovenosa e, então, passa por sessões de aquisição de imagens precoces (15 minutos depois) e tardias (duas horas depois) das regiões cervical e torácica.