Macrocreatinoquinase, pesquisa, soro

Outros nomes:
MACRO-CK
MACRO-CPK
MACROCREATINOQUINASE
MACROCREATINOFOSFOQUINASE
MACROCREATINAQUINASE
CPK MACROMOLÉCULA
FORMA POLIMÉRICA DA CK
PESQUISA DE MACRO-CK
MACRO CREATINA QUINASE
MACRO CREATINAQUINASE
MACRO CREATINA FOSFOQUINASE

Jejum

Para todas as idades jejum mínimo necessário de 3 horas

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 4 dias úteis (incluindo sábados) às 18h

Orientações necessárias

- Até 72 horas antes da coleta, o cliente deve evitar a prática de exercícios físicos intensos, a exemplo de corridas de longa distância e musculação, especialmente quando estes causam dor muscular pós-exercício. - Alguns procedimentos interferem no resultado do exame, o que implica a necessidade de intervalos variáveis antes da coleta: a eletroneuromiografia requer uma espera de três dias para a pesquisa da macrocreatinoquinase e a biópsia muscular, de 30 dias.

Processamento e adequação da amostra

- Aguardar 30 minutos; - Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18 ºC; - Não aliquotar; - Enviar à seção, em temperatura ambiente; - Volume mínimo: 1,0 mL de soro. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: 2 dias; Refrigerada (2-8 °C ): 7 dias; Congelada (-20 °C): 30 dias.

Método

Dosagem inicial da CK por método enzimático. Caso a sua atividade seja maior que 200 U / L, prossegue-se o exame com cromatografia de permeação e novas dosagens de CK dos eluatos.

Valor de referência

- Pesquisa negativa.

Interpretação e comentários

- Os tecidos muscular e cerebral contêm concentração elevada de fosfocreatina, uma molécula formada de ATP e creatina, que fornece fosfato de alta energia ao músculo. A enzima catalisadora dessa reação é a creatinofosfoquinase (CPK), da qual se conhecem três isoenzimas: a MM, encontrada no músculo esquelético, a BB, presente sobretudo no tecido cerebral e raramente no sangue periférico, e a forma híbrida, MB, que está principalmente no músculo cardíaco. Normalmente, a atividade da CPK detectada no soro humano provém da CK-MM (96%) e da CK-MB (4%). - Na ausência de doenças musculares, a elevação inapropriada da atividade da CPK total no sangue tem sido atribuída a duas isoenzimas macromoleculares: a macro-CK tipo 1, um complexo de CK-BB ou de CK-MM, ligado à IgG ou à IgA, mas sem associação patológica, e a macro-CK tipo 2, um complexo oligomérico de origem mitocondrial, que pode estar relacionado com neoplasias. - Convém adicionar que a metodologia desenvolvida no Fleury detecta a presença da macro-CK em amostras séricas, sem identificar o tipo da macromolécula. -A CK atinge um pico após 12-36 horas da prática de atividade física intensa e retorna ao nível basal depois de três a quatro dias.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822