Manual de exames

Mamografia 3D, tomossíntese

Outros nomes: Mamografia 3D, Tomossíntese mamária

Este exame precisa ser agendado

Orientações necessárias

I - Preparo
- No dia do exame, a cliente não pode usar nenhum produto como talco, desodorante ou creme nas mamas e na região das axilas.

II - Observações
- Este exame é realizado somente com solicitação médica.
- De preferência, recomenda-se marcar a mamografia do quinto ao décimo dia do ciclo menstrual contando-se a partir do primeiro dia da menstruação, pois as mamas são menos doloridas nesse intervalo, ou em período determinado pelo médico solicitante.
- É necessário apresentar resultados anteriores de mamografias, ultrassonografias e ressonâncias magnéticas, se houver.

III - Contraindicação
- O procedimento não deve ser realizado em gestantes, exceto quando clinicamente justificado e explícito no pedido médico. Em tais casos, é obrigatória a proteção do abdome com avental de chumbo.
- O exame não está recomendado para pacientes com menos de 25 anos, exceto quando houver indicação clínica.

Principais indicações

- Como exame de rotina em mulheres assintomáticas, para detecção precoce do câncer de mama, quando solicitado pelo médico-assistente da cliente.
- Como exame diagnóstico nas mulheres com sintomatologia clínica, achados palpatórios ou dúvidas encontradas na mamografia convencional.

Regiões estudadas

- Mamas e axilas.

Método

- A mamografia 3D, tal qual a convencional, utiliza radiação ionizante para o estudo do parênquima mamário.
- O aparelho consegue adquirir imagens digitais em modo 2D (convencional) e 3D (avaliação tridimensional), além de fazer uma combinação de ambas (2D + 3D).
- O exame obtém finas imagens seccionais/ tomográficas da mama, que são posteriormente analisadas em uma estação de trabalho dedicada, com monitores de alta resolução.
- Tanto no modo 3D quanto no modo combinado 2D + 3D, basta apenas uma única compressão e exposição, que dura segundos.
- A mamografia 3D adquire imagens nas incidências craniocaudal e médio-lateral oblíqua, bilateralmente.

Interpretação e comentários

- O exame emprega doses baixas de raios X para estudar o tecido fibroglandular mamário. A compressão mamária, do mesmo modo que na mamografia convencional, é necessária para o espalhamento adequado dos tecidos e também para a redução da dose de raios X utilizada.
- Com finalidade diagnóstica, o recurso 3D reduz a taxa de complementação.
- As múltiplas imagens adquiridas no modo 3D são analisadas em uma estação com monitores de alta resolução pelo médico especialista.
- A orientação da idade de início dos seguimentos de rotina com a mamografia 3D segue o mesmo padrão recomendado para a mamografia convencional, ou seja, com a finalidade de rastreamento e detecção precoce do câncer de mama, o exame deve ser feito em todas as mulheres a partir dos 40 anos e, depois, anualmente.
- O método não é recomendado para as mulheres abaixo dos 25 anos, exceto quando houver indicação clínica.
- A mamografia 3D pode ser utilizada também no sexo masculino, em caso de alterações palpáveis que requeiram esclarecimento diagnóstico.

Convênio e cobertura

Consulte nossa página de Convênios para mais informações

Particular e valores

Não tem convênio? Fale com a gente e consulte as condições especiais de pagamento particular.

Faça em casa

Agora, você pode fazer exames de sangue, urina e fezes em casa, no trabalho ou onde preferir. Consulte as regiões de cobertura