Mamografia e Ultra-sonografia, com doppler, Mamas

Outros nomes:

Mamografia e Ultra-sonografia, com doppler das mamas

Orientações necessárias

I - Preparo - No dia do exame, não usar talco, desodorante ou creme nas mamas e na região das axilas. II - Observações - De preferência, recomenda-se marcar a mamografia do 5º ao 10º dia do ciclo menstrual - contando-se a partir do primeiro dia da menstruação -, pois as mamas são menos doloridas nesse intervalo, ou em período determinado pelo médico solicitante. - É necessário apresentar resultados anteriores, se houver. III - Contra-indicação - Caso a cliente seja gestante, não deverá realizar a mamografia, podendo, entretanto, realizar a ultra-sonografia.

Interpretação e comentários

- A mamografia emprega doses baixas de raios X para estudar o tecido fibroglandular mamário. A compressão mamária é necessária para o espalhamento adequado dos tecidos e também para a redução da dose de raios X a que a cliente é submetida. - Recomenda-se a realização anual desta avaliação em todas as mulheres sem sintomas, a partir dos 40 anos, para o rastreamento e a detecção precoce do câncer de mama. Após os 60 anos, a periodicidade fica a critério do médico solicitante. - A mamografia pode ser utilizada em qualquer faixa etária e também no sexo masculino, no caso de alterações palpáveis que requeiram esclarecimento diagnóstico. - O ultra-som de mamas é um exame freqüentemente utilizado como método coadjuvante da mamografia para caracterização da natureza cística ou sólida de algum nódulo. Pode ser utilizado também como guia de punções e agulhamentos de nódulos mamários. - O padrão vascular observado no nódulo mamário leva em consideração alguns critérios, como o número e a localização dos vasos (se é periférico ou central). - Outro critério avaliado é a curva espectral, que informa o valor da velocidade sistólica máxima e mínima. O valor normal da velocidade sistólica máxima para a mama fica em torno de 16 cm/s. Alguns autores relataram velocidades maiores no caso de neoplasias malignas, mas esses dados ainda não estão bem estabelecidos na literatura mundial.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 10x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.