Outros nomes: Manganês, pesquisa e dosagem na urina, Dosagem de manganês na urina
"Urina isolada:
- Verificar se a amostra foi enviada em frasco cristal de tampa branca.
Caso não seja esse o frasco, solicitar nova coleta.
- Volume mínimo de 20 mL.
- Aliquotar 5 mL em tubo plástico estéril PADRÃO, 6 mL - GREINER.
- Enviar à seção, refrigerada.
- Congelar no setor. Manter congelada (-20°C) até o processamento.
ATENÇÃO
- Em se tratando da coleta de metais, frascos com tampas coloridas (Ex.: estéril), não podem ser utilizados, pois podem trazer algum tipo de contaminante.""
Estabilidade da amostra :
Temperatura ambiente : não aceitável;
Refrigerada (2 - 8 ºC): 5 dias;
Congelada (-20°C): 30 dias"
Espectrometria de massas com plasma indutivamente acoplado (ICP-MS)
Inferior a 9,8 µg/L
- Dose toxica: inferior a 19 µg/L
- O manganês é um metal, elemento traço, presente no tecido conectivo, importante no metabolismo de carboidratos e de lipídeos. Tal elemento está presente em diversos alimentos, razão pela qual sua deficiência em pessoas com dieta livre nunca foi documentada. Contudo, a restrição do aporte do metal em dietas parenterais pode ocasionar redução da síntese de colesterol, alterações ósseas e, em crianças, retardo de crescimento. A intoxicação por manganês decorre de exposição ocupacional. Entre as principais aplicações industriais do manganês, destacam-se a fabricação de fósforos de segurança, pilhas secas, ligas não ferrosas (com cobre e níquel), esmalte porcelanizado, fertilizantes, fungicidas, preservativo de madeira e da borracha, rações, eletrodos para solda, magnetos, catalisadores, vidros, tintas, cerâmicas, materiais elétricos e produtos farmacêuticos (cloreto, óxido e sulfato de manganês). A toxicidade por manganês decorre de sua inalação e por condições que comprometam a excreção biliar, como se observa na hepatopatia colestática, além de estar associada à hemodiálise. Causa irritação conjuntival, pneumonite e febre dos fumos metálicos. Também pode penetrar por via digestiva. A exposição crônica produz manifestações no sistema nervoso, tais como, fraqueza, insônia, dificuldade de memorização, dores musculares, rigidez, distonia, psicose e causa também síndrome parkinsoniana (sintomas extrapiramidais). Pode ainda haver alterações comportamentais, como episódios de mania, alucinação, apatia, depressão e confusão. O diagnóstico de intoxicação por manganês é sugerido pela clínica e pela ressonância magnética de crânio, que mostra alteração do sinal do globo pálido nas sequências T1, e confirmado por meio da dosagem do metal no soro ou no plasma.
A meia-vida do manganês no sangue é curta (37 dias), sendo a urina o principal exame para avaliação ocupacional.
I - Material
- Este exame pode ser feito SOMENTE em amostra de urina isolada.
II - Coleta
- No caso de avaliação ocupacional a amostra de urina deve ser coletada após no mínimo, dois dias seguidos de exposição
- O procedimento não pode ser feito no posto de trabalho. Quando realizado nas dependências da empresa, deve ser feito no ambulatório ou em outro ambiente limpo e sem contaminação.
- Antes da coleta, deve ser feita rigorosa higiene das mãos.
- O cliente não deve usar a vestimenta usual de trabalho ao coletar este exame.
III - Prazo para a entrega do material
- O material deve ser mantido refrigerado e entregue no Fleury até um dia após a coleta.