Manometria, ano retal infantil

Outros nomes:

Eletromanometria ano retal em crianças

Manometria ano retal em crianças

Principais indicações

Constipação cronica, incontinencia fecal

Método

Método - Medida de pressões anais e retais; - Pesquisa de reflexo anal; - Medida de sensibilidade, capacidade e complacência retal

Valor de referência

Junto com o relatório do exame, serão fornecidos os parâmetros de normalidade, os possíveis interferentes e a interpretação dos dados obtidos

Interpretação e comentários

A eletromanometria anorretal é um exame importante para avaliar a função anorretal de pacientes com constipação intestinal ou incontinência fecal (perda involuntária de fezes na roupa). Este teste permite avaliar as pressões dos músculos dos esfíncteres anais (músculos que são responsáveis pela continência das fezes), a sensibilidade do reto e pesquisa o reflexo normal da evacuação, chamado de reflexo inibitório reto-anal. Esse reflexo está presente em crianças normais e ausente em crianças que apresentam uma doença congênita que afeta a inervação do intestino chamada de Megacólon congênito ou doença de Hirschsprung.

Orientações necessárias

I - Informações sobre o exame - O procedimento gera certo desconforto, mas é bem tolerado, não necessitando de sedação. II - Critérios de realização - Este exame é realizado somente com pedido médico. - Idade para realização do exame de 8 a 15 anos. - Menores de 18 anos deverão vir acompanhados de um adulto responsável. - Este exame não pode ser marcado no mesmo dia que colonoscopia ou enema opaco. - O cliente deve trazer exames recentes de retossigmoidoscopia, colonoscopia, enema opaco, trânsito intestinal ou outros exames relacionados que já tenham sido realizados. - O exame pode ser realizado normalmente em gestante e durante o período menstrual. III - Preparo - O cliente não pode receber sedação antes do exame. - Não há necessidade de jejum. - Não há necessidade de suspender o uso de medicamentos. - Fazer lavagem retal com minilax® 2 (duas) horas antes do exame 1- Ficar em decúbito lateral esquerdo (deitado de lado com o lado esquerdo apoiado) 2- Lubrificar a ponta do aplicador com óleo vegetal, vaselina ou glicerina. Aplicar lentamente todo o conteúdo da bisnaga, via retal. 3- Segurar os dois lados das nádegas juntos para reter o líquido aplicado em torno de 10 (dez) minutos. 4- Evacuar o conteúdo retal (líquido e fezes).

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 10x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.