Outros nomes: Tratamento cirúrgico para melanoma in situ, Ampliação de margens de melanoma
Toda superfície da pele.
" Informações sobre o exame:
- Procedimento cirúrgico realizado sob anestesia local, com o objetivo de ampliação da margem cirúrgica de lesão excisada previamente (diagnóstico histológico de nevo displásico ou melanoma), devendo o fragmento de pele ser encaminhado para exame anatomopatológico. O procedimento em si pode ter caráter resolutivo, mas a depender do resultado do exame anatomopatológico, novos procedimentos cirúrgicos ou diagnósticos podem ser necessários.
- Realizado em pessoas de qualquer idade que aceitem anestesia local sem sedação, desde que haja indicação médica. Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal. Gestantes e lactantes poderão realizar o procedimento, exceto se houver contra-indicação formal sinalizada pelo médico ginecologista. Pacientes com antecedente de cicatrizes hipertróficas ou queloides devem estar cientes quanto à possibilidade de desenvolvimento do quadro a despeito da indicação clínica do procedimento.
- Contra-indicações: casos de melanomas invasivos, pacientes com indicação de realização da pesquisa de linfonodo sentinela, presença de suspeita de metástases, alergia conhecida à anestesia local, pacientes que façam uso de marcapasso ou anticoagulantes devem informar o médico assistente.
- Pessoas que tenham necessidades especiais de locomoção ou que precisem de auxílio para se vestirem ou ficarem em pé, recomendamos que venham acompanhadas.
- Após o procedimento, recomenda-se evitar exposição solar direta sobre a cicatriz, carregar peso e atividades físicas intensas por, no mínimo, 30 dias a fim de se evitar danos ao processo de cicatrização que se estabilizará apenas depois de 6 meses.
- Não requer preparo. Material deverá ser encaminhado para exame anatomopatológico e será cobrado o valor deste exame (verificar cobertura de seu convênio).
- Pacientes atendidos em consultas dermatológicas ou que realizaram um procedimento dermatológico tem o direito de um retorno no prazo máximo de 30 dias corridos desde a data da consulta.
"Procedimento realizado com paciente em decúbito horizontal. Demarcação da lesão com caneta dermatográfica e margens medidas conforme índice de Breslow descrito em exame anatomopatológico para o melanoma excisado previamente. Assepsia. Anestesia local infiltrativa. Incisão na pele com bisturi nº 15. Hemostasia. Sutura. Curativo. Encaminhar fragmento de pele para exame anatomopatológico (ANATPAT).
Acompanhamento: reavaliação depois de 1-2 semanas para remoção de pontos, verificação de resultado de exame anatomopatológico e definição de conduta.
Não se aplica
"Função: tratamento cirúrgico de melanomas superficiais não recidivados e na ausência de metástases cutâneas.