Mc Ardle, Prova de, sangue

Outros nomes:

Mc Ardle, Prova de

Prova de Mc Ardle

Amônia e Lactato após exercício isquêmico

TESTE DE ISQUEMIA DO ANTEBRACO

TESTE ISQUEMICO DO ANTEBRACO

PROVA DE ISQUEMIA DO ANTEBRACO

PROVA ISQUEMICA DO ANTEBRACO

Método

Amônia: enzimático Lactato: enzimático

Processamento e adequação da amostra

Amônia - Centrifugar, imediatamente, por 10 minutos a 2200 g em centrífuga refrigerada (4 ºC) - Separar o plasma em tubo plástico vacutainer, congelar imediatamente e enviar congelado para o HAOC - Volume ideal de plasma 1 mL, volume mínimo 0,5 mL - Recusar amostras hemolisadas Lactato - Centrifugar, NO MÁXIMO EM ATÉ 30 MIN. APÓS A COLETA, 2200 g por 15 minutos a 4 °C. - Se não for possível a centrifugação em 30 minutos, o material deve ser "conservado em ambiente refrigerado" pois o contato do tubo com o gelo reciclável provoca a hemólise do material. Aliquotar no mínimo 0,5 mL de plasma em tubo plástico estéril seco com capacidade para 4 mL. - Encaminhar refrigerado de 2 a 8 °C em até 24 horas, e se for ultrapassar este período aliquotar e congelar. - Só serão aceitas amostras LIGEIRAMENTE hemolisadas, pois, hemólises moderadas ou fortes podem elevar o resultado falsamente. - Encaminhar refrigerado o mais rápido possível para o HAOC.

Valor de referência

Em condições habituais, o exercício isquêmico ocasiona elevação do teor do lactato e a amônia permanece estável ou apresenta ligeira elevação. Em indivíduos que apresentem dificuldade en metabolizar o glicogênio muscular, o lactato permanece estável e a amônia, em decorrência do aumento da degradação protéica, se eleva. Amostra basal: Lactato: 5,7 a 22 mg/dL (0,63 a 2,44 milemoles/L) Amônia: Mulheres: 11 a 51 micromol/L; Homens: 16 a 60 micromol/L

Interpretação e comentários

- Esta prova é indicada para avaliar a capacidade de recrutamento do glicogênio muscular, que pode estar prejudicada em indivíduos que apresentam cãibras e mioglobinúria pós-exercício, acompanhada de elevação da creatinoquinase. Em condições habituais, o exercício isquêmico provoca aumento do lactato, enquanto a amônia pouco se eleva. Em pessoas que apresentam dificuldade no recrutamento do glicogênio muscular, como na deficiência de miofosforilase, ou doença de McArdle, o lactato se mantém estável e a amônia aumenta durante o exercício isquêmico, indicando elevação do catabolismo protéico.

Orientações necessárias

I - Informações sobre o exame - O exame compreende dosagens seriadas de lactato e amônia (basal e após estímulo de exercício muscular do antebraço). II - Critérios de realização - Este exame é realizado somente com solicitação médica. - Clientes menores de 18 anos deverão vir acompanhados de um adulto responsável.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 10x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.