Metanol, dosagem, sangue total

Outros nomes:
ÁLCOOL METÍLICO, PESQUISA E DOSAGEM NO SANGUE
METANOL, PESQUISA E DOSAGEM NO SANGUE

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 8 dias corridos às 18h

Orientações necessárias

- Este exame não se destina à finalidade forense (judicial). - O cliente deve informar os tipos de produtos químicos aos quais esteve exposto nos últimos sete dias. - Amostras colhidas fora do Fleury devem ser entregues até cinco dias após a coleta.

Processamento e adequação da amostra

- Não processar. - Não aliquotar. - Não abrir o tubo após a coleta. - Enviar o material à seção, no próprio tubo de coleta. - O volume mínimo de amostra é de 0,5 mL. - Estabilidade da amostra: -- temperatura ambiente: 14 dias; -- refrigerada (2-8ºC): 14 dias; -- congelada (-20ºC): não aceitável;

Método

- Cromatografia a gás

Valor de referência

- Não detectado

Interpretação e comentários

Este exame tem utilidade na avaliação de exposição ocupacional ao metanol, que é um solvente amplamente utilizado na indústria química para a produção de tintas, resinas, lacas, adesivos e corantes, entrando ainda na composição de anticongelantes. Pode ser também um contaminante na fabricação de bebidas destiladas, especialmente quando produzidas em alambiques clandestinos. Para exposição ocupacional ao metanol é recomendado, segundo a NR-7, a dosagem na urina.O metanol é liquido incolor, volátil, com odor alcoólico. - O solvente é rapidamente absorvido pelas vias oral, respiratória e cutânea, sendo distribuído por todos os tecidos do organismo. A biotransformação da substância ocorre no fígado e envolve a enzima álcool desidrogenase. Sua meia-vida de eliminação pode variar entre 3 e 30 horas. - Quadro de intoxicação pode ter latência de várias horas. O metanol é irritante de mucosas e sua inalação pode levar a quadro de tosse. Provoca alterações visuais (visão turva e queda acuidade visual) bem como náuseas, vômito e dores abdominais. Leva à acidose na fase aguda do quadro. Apesar de o metanol ser um depressor moderado do sistema nervoso central e produzir, há longo prazo, alterações pulmonares, sua principal ação tóxica aguda se dá sobre o nervo óptico, podendo levar o indivíduo exposto à cegueira.

Dias de Medicamento

IMPORTANTE: Anotar medicamento(s) do (s)último(s): 7 dias(s).

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822