Metotrexato Miantrex, medicamento e aplicação, subcutâneo

Agendamento

Precisa Agendar

Prazo de Entrega

Não definido

Orientações necessárias

I - Informações sobre a administração do medicamento O medicamento metotrexato deve ser administrado por via subcutânea (SC, no tecido abaixo da pele) em indivíduos adultos e em crianças. II - Critérios de realização - A administração dessa medicação pode ser realizada somente com prescrição médica. - Não é necessário jejum. A administração de metotrexato é realizada somente após entrevista médica -.No dia anterior ao agendamento um médico do Fleury entrará em contato via telefone com o paciente para fazer uma entrevista prévia com o intuito de avaliar as condições clínicas do paciente. Esta etapa é fundamental para a confirmação da aplicação do dia seguinte.

Interpretação e comentários

I - Informações sobre o metotrexato - O metotrexato é um agente citotóxico e antimetabólico que inibe a síntese de DNA e a reprodução celular pela inibição da enzima dihidrofolato redutase, a qual participa da síntese de purinas e de timidilato. O metotrexato tem ação imunossupressora e anti-inflamatória por levar ao acúmulo de adenosina que se liga aos receptores A2A em células endoteliais, reduzindo quimiotaxia de neutrófilos e liberação de citocinas como a IL-6, IL-12, TNF alfa e interferon gama. II - Indicações do metotrexato As indicações, em bula, para uso do metotrexato SC é a artrite reumatoide, artrite idiopática juvenil, espondiloartrites, psoríase, lúpus eritematoso sistêmico, miopatias inflamatórias idiopáticas como a polimiosite, a dermatomiosite e a dermatomiosite juvenil, esclerose sistêmica, além de vasculites sistêmicas como as vasculites associadas ao ANCA, arterite de Takayasu e arterite de células gigantes, a poliarterite nodosa cutânea. OUTRAS INDICAÇÕES OFF-LABEL NÃO CONTRA-INDICAM O PROCEDIMENTO.

Doses e intervalos

(a princípio, será seguida a prescrição médica; caso haja alguma discrepância evidente em relação às doses abaixo preconizadas, o médico do atendimento deve ser alertado): - A posologia do metotrexato SC é de 10 a 30mg uma vez por semana, de acordo com o peso corpóreo e com a resposta clínica. Em crianças, a dose de metotrexato varia de 0,25mg e 0,75mg/kg/semana.

Efeitos adversos

- As reações adversas mais comuns com o uso do metotrexato são estomatite ulcerativa, leucopenia, náuseas e desconforto abdominal. - A administração do metotrexato raramente leva a reações adversas durante a sua administração, tais reações incluem: desconforto e nódulos no local da administração, além de reações alérgicas. - O tratamento com metotrexato se associa ao aumento do risco de infecções bacterianas, hepatotoxidade com alterações de enzimas hepáticas, toxidade pulmonar com o desenvolvimento de pneumonite pelo metotrexato, nódulos subcutâneos. A complicação hematológica mais grave é a pancitopenia que pode se associar à neutropenia febril, principalmente em pacientes com insuficiência renal

Farmácia

Preparo: Toda a preparação do medicamento metotrexato SC deve ser realizada em condições assépticas. Materiais - Luvas estéreis/Luvas de procedimento - Seringa 3 ml - Agulha 7X25 - Agulha 4,5X13 - gaze estéril - Álcool a 70% - protetor de seringa (comb red) - Ampola com água para injeção Reconstituição: Diluente: não se aplica, já vem diluído Estabilidade após aberto: 7 dias T.A Volume: Frasco ampola com 50 mg/2 ml Concentração no frasco: 25 mg/ml Diluição: Não se aplica (N/A) Estabilidade na seringa: uso imediato (máximo 4 h) PVC compatível, soro glicosado: compatível Tipo de Solução: ( ) irritante ( ) vesicante (x) não aplica Fotossensibilidade: sim, proteger a seringa com capa foto até o momento do uso. Via de Administração: SC Potencial emético: baixo Tempo de infusão: N/A Preparo: 1. Aspirar o volume calculado usando uma seringa de 3ml; 2. Substituir a agulha por um protetor de seringa (comb red); 3. Inspecione visualmente a solução na seringa. Coloração amarela. Não pode haver precipitados. Orientações Gerais: o Usar capa fotossensível em TODAS as administrações; o Necessita de ajuste para função hepática e renal (5) o NÃO ARMAZENAR EM SERINGA DEVIDO ALERTA BD -USO DEVE SER IMEDIATO ( no máximo em 4 horas) QUANDO ASPIRADO EM SERINGA.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822