Microscopia Especular de Córnea, Olho, direito

Outros nomes:
MICROSCOPIA ESPECULAR DE CÓRNEA UNILATERAL OU MONOCULAR DO OLHO DIREITO
ANÁLISE ENDOTELIAL MICROSCÓPICA UNILATERAL OU MONOCULAR DO OLHO DIREITO
CONTAGEM ENDOTELIAL UNILATERAL OU MONOCULAR DO OLHO DIREITO
CONTAGEM DE CÉLULAS DA CÓRNEA UNILATERAL OU MONOCULAR DO OLHO DIREITO
CEM UNILATERAL OU MONOCULAR DO OLHO DIREITO
CONTAGEM DE CÉLULAS ENDOTELIAIS UNILATERAL OU MONOCULAR DO OLHO DIREITO
CONTAGEM DE CÉLULAS DO ENDOTÉLIO UNILATERAL OU MONOCULAR DO OLHO DIREITO
ME UNILATERAL OU MONOCULAR DO OLHO DIREITO
ESPECULAR UNILATERAL OU MONOCULAR DO OLHO DIREITO

Agendamento

Precisa Agendar

Prazo de Entrega

Em até 3 dias úteis (sem contar o sábado) às 18h

Orientações necessárias

I - Informações sobre o exame - Neste exame não são instilados colírios, a não ser em casos de edema de córnea. II - Preparo - Não há necessidade de preparo prévio nem de suspensão de medicamentos e colírios em uso.

Interpretação e comentários

- As células endoteliais da córnea são responsáveis pelo metabolismo local, mantendo seu estado de desidratação - se a córnea não fosse desidratada, não seria transparente. Essas células não se regeneram e têm um ritmo de perda de acordo com a idade e com o organismo, mas que se acentua em algumas doenças da córnea e do bulbo ocular (infecção, glaucoma e inflamação), assim como com o uso de lentes de contato e após cirurgias ou traumatismos. De qualquer maneira, existe um padrão de normalidade para o número de células endoteliais, ao qual o resultado deste exame é sempre comparado. O fato é que, com a redução da quantidade dessas células por milímetro quadrado, há hidratação e edema da córnea, causando o esfumaçamento local e a piora da acuidade visual. Em casos extremos de acentuada redução, indica-se transplante de córnea para restituir esses componentes celulares. - Além da contagem de tais células, a microscopia especular analisa sua morfologia. A célula endotelial sadia é sextavada e totalmente aderida às células adjacentes. Como a camada endotelial é homogênea, se houver a perda de alguma unidade, verifica-se a presença de falhas entre as células restantes sadias - são áreas escuras chamadas de córnea guttata. A célula endotelial em sofrimento modifica sua forma e seus limites celulares (pleomorfismo), geralmente aumentando de tamanho (polimegatismo). A contagem endotelial faz, portanto, uma avaliação indireta da vitalidade tecidual. - Alterações específicas do endotélio podem ser observadas pela microscopia especular e têm grande utilidade no diagnóstico de distrofias endoteliais. Além disso, o exame está indicado na avaliação pré-operatória de catarata, de transplantes de córnea e de alguns tipos de cirurgia refrativa, assim como no acompanhamento seriado de distrofias de córnea que possam causar lesão endotelial.

Regiões estudadas

- Estuda-se o endotélio corneano (a camada mais posterior da córnea, avaliando a densidade, homogeneidade do tamanho, alteração da forma e dos limites celulares).

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822