Microsporidia, pesquisa, fezes

Outros nomes:
FEZES, PESQUISA DE MICROSPORIDIA
MICROSPORIDIA NAS FEZES, PESQUISA DE
MICROSPORIDIUM NAS FEZES
PROTOZOÁRIOS, PESQUISA DE MICROSPORIDIA

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 3 dias úteis (sem contar o sábado) às 18h

Orientações necessárias

- Este exame é realizado em fezes recentes, colhidas em frascos sem conservante. - O material deve ser entregue no Fleury em, no máximo, 2 horas após a coleta, se não estiver refrigerado, ou em 12 horas, se for mantido sob refrigeração. - As fezes não podem ser contaminadas com urina nem ser colhidas do vaso sanitário. - Para esta análise, o Fleury não aceita amostras obtidas após o uso de Leite de Magnésia® ou de laxantes oleosos, como Nujol®. - Nas 72 horas que antecedem o exame, o cliente não pode receber, por via oral, contraste radiológico à base de bário, bismuto, magnésio e carbonato de cálcio. - É necessário notificar o Fleury sobre o eventual uso de antiparasitários.

Processamento e adequação da amostra

- Peso mínimo: 15 g. - Enviar à seção, em temperatura ambiente. ATENÇÃO as UNIDADES - Material recebido de 2ª a 6ª após 16 horas, Sábados, Domingos, Feriados: colocar parte do material do frasco "SECO" em um frasco contendo formol 10%, tomando cuidado de manter a proporção de +/- 3:1, isto é 3 partes de formol 10% para 1 de fezes. Quando o material for escasso deve-se desprezar um pouco do formol. - Enviar à seção os 2 frascos (o material + 1 frasco com formol 10%). - Materiais recebidos aos domingos, devem ser refrigerados de 2-8 ºC Estabilidade da amostra: Fezes em formalina: 72 horas.

Método

- Exame microscópico para pesquisa e identificação do parasita Microsporidia, após técnica de coloração especial.

Valor de referência

- Ausência de esporocistos de Microsporidia sp.

Interpretação e comentários

- Este exame é utilizado para detectar a presença de Microsporidium sp, um protozoário pequeno (de 0,8 a 4 micra), intracelular, que costuma ser o agente causal de quadros diarréicos importantes, de infecções no trato respiratório superior, sobretudo nos seios da face, e de infecções no trato urinário. Este parasita acomete indivíduos imunocompetentes e imunodeprimidos, entre os quais especialmente os portadores de AIDS. Convém ponderar que o tamanho muito reduzido do protozoário dificulta bastante sua identificação.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822