Outros nomes: Pesquisa de vários materiais microsporidia, Pesquisa microsporidia vários materiais protozoários, Pesquisa em vários materiais microsporidium
- Este exame pode ser realizado em diversos materiais clínicos, como escarro, urina, secreção nasal, brônquica, traqueal e duodenal, enviados ou colhidos no Fleury.
- Para a coleta de lavado brônquico no Fleury, é necessário agendamento prévio de uma broncoscopia.
- A amostra encaminhada precisa ser recente, colhida em frasco sem conservante e mantida sob refrigeração até a entrega, que deve ocorrer, no máximo, até 12 horas após a coleta.
- Para esta análise, o Fleury recebe esfregaços já prontos, em lâminas, e fixados em metanol.
- Qualquer que seja o material, é necessário informar o eventual uso de antibióticos e antiparasitários pelo cliente.
- NÃO RECEBER MATERIAL colhido em conservante, inclusive álcool comum, formol e álcool-éter (esfregaços prontos EM LÂMINAS e fixados em metanol, podem ser recebidos).
Estabilidade da amostra
Refrigerada (2-8 °C): em até 12 horas.
Se lâmina fixada em metanol, receber em até 24 horas.
. Exame microscópico para pesquisa e identificação do parasita Microsporidia, após técnica de coloração especial.
- Ausência de esporocistos de Microsporidia.
- Este exame é utilizado para detectar a presença de Microsporidium sp, um protozoário pequeno (de 0,8 a 4 micra), intracelular, que costuma ser o agente causal de quadros diarréicos importantes, de infecções no trato respiratório superior, sobretudo nos seios da face, e de infecções no trato urinário. Esse parasita acomete pessoas imunocompetentes e imunodeprimidas, entre as quais especialmente os indivíduos com AIDS. Convém ponderar que o tamanho muito reduzido do protozoário, às vezes menor que uma plaqueta, dificulta bastante sua identificação.