Mieloperoxidase, Anticorpos, soro

Outros nomes:
MPO
MIELOPEROXIDASE
MIELOPEROXIDASE, ANTICORPOS
ANCA P POR ELISA
ANTICORPOS ANTI MIELOPEROXIDASE
ANTI MPO

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 2 dias úteis (incluindo sábados) às 18h

Processamento e adequação da amostra

- Aguardar 30 minutos; - Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18 ºC; - Não aliquotar; - Enviar à seção, em temperatura ambiente; - Volume ideal: 1 mL; volume mínimo: 0,5 mL. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: 8 horas; Refrigerada (2-8 ºC): 7 dias; Congelada (-20 ºC): 3 meses.

Método

- Imunoenzimático.

Valor de referência

- Não Reagente: Inferior a 0,9 - Indeterminado: Entre 0,9 e 1,1 - Reagente: Superior a 1,1

Interpretação e comentários

- Os anticorpos antimieloperoxidase (MPO) correspondem aos anticorpos anticitoplasma de neutrófilo com padrão perinuclear (p-ANCA), quando investigados por imunofluorescência indireta (IFI), e sua pesquisa é útil para o diagnóstico das vasculites. Esses marcadores sorológicos são detectados em 50% dos casos de poliangiites microscópicas, em 50% das glomerulonefrites rapidamente progressivas com crescentes, em 30-40% dos portadores de síndrome de Goodpasture e em 35% dos indivíduos com síndrome de Churg-Strauss. Os anticorpos contra MPO também podem ser encontrados em casos de nefrite lúpica, poliarterite nodosa, retocolite ulcerativa, colangite primária esclerosante e também em síndromes vasculíticas induzidas por drogas. - O International Consensus Statement on Testing and Reporting of ANCA recomenda que, sempre que houver possibilidade, a pesquisa desses anticorpos seja feita pelas técnicas de imunofluorescência indireta (IFI) e Elisa, baseando-se no fato de que cerca de 10% a 15% dos casos positivos para anticitoplasma de neutrófilos (ANCA), pesquisados pela IFI, são negativos pelo método Elisa, enquanto em outros 5% as reações só se mostram positivas por Elisa. Assim, o soro de um indivíduo previamente positivo para ANCA pela IFI ou pelo Elisa pode ser testado subseqüentemente apenas por um desses métodos. - Convém adicionar que a pesquisa de anti-MPO por Elisa é uma alternativa para a investigação de anticorpos anticitoplasma de neutrófilo perinuclear (p-ANCA) nas situações em que se detectam anticorpos antinúcleo (FAN) no soro do paciente, visto que estes últimos mascaram a pesquisa de p-ANCA quando reagem com o núcleo do neutrófilo.

Orientações necessárias

- Este exame não necessita de preparo.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822