Mioglobina, urina

Outros nomes:

MIOGLOBINURIA

MUSCULO, MIOGLOBINA NA URINA

PESQUISA DE MIOGLOBINA NA URINA

Mioglobina na urina

Orientações necessárias

- A coleta de urina não deve ser realizada imediatamente após a prática de exercício físico intenso, incluindo o teste ergométrico, pois essa situação pode produzir alterações no resultado da análise.

Processamento e adequação da amostra

- Centrifugar 10 ml urina em tubo cônico, após centrifugação - Separar o sobrenadante e alíquota-lo em outro tubo cônico - Enviar o sobrenadante à seção, refrigerada - Urina (volume ideal: 10 mL; volume mínimo: 5 mL) Estabilidade da amostra centrifugada Temperatura ambiente: 3 horas Refrigerada (2-8 ºC): 3 dias; Congelada (-20 ºC): não aceitável.

Método

- A peroxidase da hemoglobina e mioglobina catalisam a oxidação do indicador através do peróxido de hidrogênio orgânico na zona teste da tira, originando a cor esverdeada. - Precipitação diferencial com sulfato de amônio. A diferenciação entre a hemoglobina se dá com a positividade na zona teste após a utilização do sulfato de amônio.

Valor de referência

- Negativo.

Interpretação e comentários

- O exame é útil no diagnóstico de doenças que afetam a musculatura esquelética, a exemplo de trauma muscular, processos infecciosos com comprometimento muscular, convulsões repetidas, exercício físico exagerado, choque elétrico e isquemia de grandes áreas de massa muscular. Nessas condições, os níveis de mioglobina na urina costumam estar elevados.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 10x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.