Manual de exames

Mycobacterium tuberculosis, Detecção Resposta Linfocitária Específica, soro

Outros nomes: Quantiferon, Quantiferon Gold, Quantiferon Gold in Tube, QUANTIFERON GOLD PLUS, TB-GOLD, Ensaio para dosagem da liberação de interferon gama, Teste IGRA

Este exame não precisa ser agendado

Orientações necessárias

- Este exame detecta a infecção por Mycobacterium tuberculosis, mas não pode ser utilizado para avaliar a atividade da doença.
- A coleta do exame é restrita a algumas unidades específicas.
- Exame precisa de Kit especifico de coleta, por este motivo é preciso entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente para verificarem qual Unidade realiza o exame.

Processamento e adequação da amostra

- Incubar os 4 tubos em estufa, mantendo-os em posição vertical entre a 37°C, por um período de 24 horas.
- Após a incubação, centrifugar os tubos a 2200 g por 15 minutos, a 18 ºC;
- Certificar-se de que o gel tenha separado as hemácias do plasma.
- Em caso de não ter havido essa separação repetir o procedimento anterior.
- Certificar-se de que o gel tenha separado as hemácias do plasma.
- Não aliquotar
- Enviar o material refrigerado (2-8ºC) ao setor de Imunoensaios.

- Estabilidade da amostra PRÉ-processamento:
-- temperatura ambiente: 16 horas;
-- refrigerada (2-8°C): não aceitável;
-- congelada (-20°C): não aceitável.

- Estabilidade da amostra PÓS-processamento:
-- temperatura ambiente: não aceitável;
-- refrigerada (2-8°C): 28 dias;
-- congelada (-20°C): não aceitável.

Método

- Imunoensaio.

Valor de referência

- Negativo.

Interpretação e comentários

- O teste Quantiferon-TB Gold fundamenta-se na detecção de gama-interferon intérferon produzido por linfócitos de memória, quando a eles são apresentados os antígenos os antígenos ESAT-6, CFP-10 e TB7.7 in vitro. Indivíduos infectados por Mycobacterium tuberculosis, que apresentem doença ativa ou que tenham infecção latente possuem linfócitos T de memória circulantes no sangue periférico, específicos para esses antígenos , que são expressos durante o processo de interação com macrófagos. - Alíquotas de 1 ml de sangue periférico são coletadas em três tubos diferentes. Um tubo sem mitógenos, um tubo com mitógeno inespecífico e em um tubo com antígenos ESAT-6, CFP-10 e TB7.7, específicos das espécies do Complexo M. tuberculosis, mas ausentes em M. bovis BCG. Monócitos presentes no sangue periférico apresentam esses antígenos aos linfócitos T, que, em função da estimulação, produzem gama-intérferon. A quantidade de intérferon é aferida por ensaio imunoezimático nas três amostras.
- O teste é considerado positivo (infecção por M. tuberculosis) se a quantidade de gama-interferon intérferon contida na amostra de sangue exposta aos antígenos específicos de micobactérias, subtraída a quantidade de gama-interferon intérferon no tubo sem mitógeno,for igual ou maior que 0,35 UI/mL.
- Valores de 0,23 a 0,34 UI/mL devem ser considerados indeterminados, sendo recomendada a repetição do teste em uma nova amostra para confirmação diagnóstica.
- Valores iguais ou menores que 0,22 UI/mlm são considerados negativos (infecção por M. tubeculosis improvável).
- Indivíduos vacinados com BCG apresentam resultado negativo, pois os antígenos utilizados no teste não são expressos por M. bovis BCG.
- Ainda não há um consenso sobre quanto tempo deve ser aguardado para a realização do teste Quantiferon após a realização do teste tuberculínico (PPD). Enquanto alguns pesquisadores referem que pode haver uma potencialização na resposta, outros demonstram que não é relevante; entretanto a maioria dos trabalhos demonstra que quando o teste de PPD é negativo não há interferência no teste do Quantiferon se realizado em até quatro semanas após o teste tuberculínico (PPD).
- Este teste não permite diferenciar doença ativa de infecção latente. Além disso, pode haver reações falsamente positivas nas infecções por M. kansasii, M. szulgai ou M. marinum.

Convênio e cobertura

Consulte nossa página de Convênios para mais informações

Particular e valores

Não tem convênio? Fale com a gente e consulte as condições especiais de pagamento particular.

Faça em casa

Agora, você pode fazer exames de sangue, urina e fezes em casa, no trabalho ou onde preferir. Consulte as regiões de cobertura