Mycoplasma pneumoniae, Anticorpos IgG e IgM, soro

Outros nomes:
MICOPLASMA PNEUMONIAE, PESQ IGG E IGM P/
MICOPLASMA PNEUMONIAE, SOROLOGIA
MICOPLASMA, ANTICORPOS ANTI
MYCOPLASMA PNEUMONIAE, SOROLOGIA
PESQ ANTICORPOS IGG/IGM ANTI MYCOPLASMA PNEUMONIAE
MYCOPLASMA PNEUMONIAE, ANTICORPOS IGG E IGM

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 20 dias corridos às 18h

Processamento e adequação da amostra

- Aguardar 30 minutos; - Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18 ºC; - ; Aliquotar 1 mL de soro em tubo de alíquota padrão. - Não serão aceitas as amostras com alto índice de hemólise e/ou lipemia. - Enviar a amostra a seção, refrigerado; - Volume mínimo de 0,5 mL. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: 24 dias; Refrigerada (2-8 ºC): 7 dias; Congelada (-20 ºC): 3 meses.

Método

- Quimioluminescência.

Valor de referência

- IgG: Não reagente: inferior a 0,9 Indeterminado 0,9 - 1,1 Reagente: superior a 1,1 - IgM: Não reagente: inferior a 0,9 Indeterminado 0,9 - 1,1 Reagente: superior a 1,1

Interpretação e comentários

- O Mycoplasma pneumoniae é um importante patógeno do trato respiratório. Várias síndromes estão associadas com a infecção por esse agente, incluindo faringite, traqueobronquite, pneumonia e até mesmo miringite bolhosa. Essa espécie de micoplasma responde por aproximadamente 20% das pneumonias, classicamente de apresentação intersticial e evolução insidiosa, em que sintomas inespecíficos como febre, astenia e cefaleia precedem o início das manifestações respiratórias em duas a quatro semanas. Contudo, a maioria dos casos não requer hospitalização. Vale ressaltar que a infecção sintomática é mais comum em crianças e adolescentes (de 2 a 19 anos de idade). - Valores positivos de IgM condizem com infecção aguda, embora possam ocorrer falso-positivos. Um resultado positivo isolado de IgG indica apenas exposição prévia ao agente. Já valores negativos não excluem a hipótese diagnóstica de infecção por Mycoplasma pneumoniae, pois os anticorpos não são detectáveis em momentos muito precoces do quadro infeccioso. Se persistir a suspeita clínica, recomenda-se a coleta de uma nova amostra em duas a três semanas.

Orientações necessárias

- Não há necessidade de preparo para este exame.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822